1)
Sir Herbert Edward Read foi um poeta anarquista e crítico de arte e de literatura britânico. Foi nomeado cavaleiro em 1953. Obteve o Prêmio Erasmo em 1966. No contexto brasileiro, Herbert Read é considerado a mais importante referência para a pedagogia da Arte. Essa importância está relacionada à que? Assinale a ÚNICA resposta correta:
Alternativas:
a)
às leituras e interpretações das obras desse autor por integrantes do Movimento Escolinha de Artes.
b)
às crenças e interesses das peças escritas pelo autor e por ser integrante do Movimento Comunista.
c)
às escritas e leituras das obras impressas desse autor por ser integrante do Movimento Artístico Paulista.
d)
às interpretações e indicações das obras desse autor por integrantes do Movimento Escolinha de Artes.
e)
às leituras e poesias artística das obras escultóricas desse autor por integrantes do Movimento Cubista em Minas Gerais.
2)
No final da década de 1980, Ana Mae Barbosa adaptou a proposta do Projeto Discipline Based Art Education (DBAE)para o que denominou de Metodologia Triangular, por envolver três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem e a contextualização histórica da arte. De acordo com seus estudos complete as lacunas:
Dentro desse movimento de lutas por um _____________ como conhecimento está o chamado Movimento de Arte/Educação, que surgiu no Brasil entre o final da ____________ e o início da década de 1980. Pioneira no estudo e na pesquisa sobre a _____________ do ensino de arte no Brasil, a arte-educadora _____________ luta, desde então, no sentido de divulgar a importância do _____________.
Alternativas:
a)
ensino de desenho - década de 1960 – história - Ana Mae Barbosa - resgate histórico
b)
resgate histórico - ensino de arte - história – Miriam Celeste - década de 1970
c)
ensino de arte - década de 1970 – história - Ana Mae Barbosa - resgate histórico
d)
resgate geográfico - ensino de arte - década de 1950 – história – Miriam Celeste
e)
resgate histórico - questão - Ana Mae Barbosa - ensino de arte - década de 1960
3)
Instituiu a obrigatoriedade do ensino de arte nos currículos das escolas de 1º e 2º graus no Brasil. Com a promulgação dessa LDB, o ensino de arte passou a ser designado pela rubrica Educação Artística, uma terminologia, segundo Everson Melquiades da Silva (2005), ultrapassada para o próprio período em que foi criada, diante dos avanços possibilitados pelos diferentes estudos e discussões na área de arte e de seu ensino, desenvolvidos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Assinale a ÚNICA resposta que corresponde a referida LDB:
Alternativas:
a)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 1.284, de 28 de agosto de 1973.
b)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
c)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961.
d)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5.692, de 11 de agosto de 1971.
e)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5.540, de 28 de novembro de 1968.
partir de propostas baseadas em objetivos estáticos.
e)
a introdução de estudos baseados apenas no meio cultural em que vivem os estudantes.
Respostas
respondido por:
4
1-a
3-d
a número 2 não sei, espero ter ajudado um pouco.
respondido por:
3
2 c)
ensino de arte - década de 1970 – história - Ana Mae Barbosa - resgate histórico
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