Recentemente, a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de suplementos alimentares que contenham a substância DMAA (dimetilamilamina), por suspeitas desta causar graves danos à saúde. A nomenclatura IUPAC do DMAA é 4-metil-2-hexanamina. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta a estrutura correta deste composto
Respostas
De acordo com o nome IUPAC proposto:
4-metil-2-hexanamina
Temos que a cadeia principal deve apresentar seis carbonos (hex), apenas ligações simples (an), o grupo amina (NH2) no carbono de número 2 e o radical metil (CH3) no carbono 4. Vale ressaltar que a numeração da cadeia deve sempre começar pela extremidade mais próxima do grupo amina
A estrutura correta do composto DMAA (dimetilamilamina), proibido pela ANVISA em suplementos alimentares, está contida na imagem anexada a esta resposta.
Analisando a nomenclatura IUPAC do DMAA (4-metil-2-hexanamina), pode-se concluir que esse composto é formado por uma cadeia principal contendo 6 carbonos (hexano).
Além disso, o segundo carbono da cadeia principal possui um radical amina (NH2), e o quarto carbono da cadeia principal possui um radical metil (CH3).
Para saber mais sobre fórmula estrutural de compostos orgânicos, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/18089862