• Matéria: História
  • Autor: cesarbressapashqi
  • Perguntado 8 anos atrás

A distinção mais importante no diagnóstico de um problema social é a identificação, dentro de um amplo conjunto de causas responsáveis, de quais são as causas que devem ser consideradas críticas na situação. Em outras palavras, quais as causas que, se enfrentadas, vão produzir o maior impacto possível sobre o problema, no sentido da sua solução ou da mitigação. Sendo essa uma preocupação do processo de formulação de políticas públicas. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013)

Considerando o contexto acima, e de acordo com as exposições abordadas na bibliografia básica e nas leituras realizadas, assinale a alternativa correta que diz respeito a essa preocupação do processo de formulação de políticas públicas:

A
Trata-se da preocupação central no processo de formulação das políticas públicas.

B
Trata-se de uma preocupação secundária no processo de formulação das políticas públicas.

C
Trata-se de uma preocupação acessória no processo de formulação das políticas públicas.

D
Trata-se de uma preocupação insignificante no processo de formulação das políticas públicas.

E
Trata-se de uma preocupação judicial no processo de formulação das políticas públicas.

Respostas

respondido por: ferretti
1

A  

Trata-se da preocupação central no processo de formulação das políticas públicas.

Correto.


A busca por uma solução ampla que dê conta de resolver o problema da melhor maneira possível, atuando diretamente na causa e eliminando os riscos de reincidência dos problemas é, de fato, parte fundamental da produção de políticas públicas.


Resolver o problema de forma rápida e prática, evitando novas consequências negativas e com o mínimo de gastos públicos é, hoje, uma das maiores dificuldades do poder público, que deve contar com auxílio especializado e colaboração popular para sua real efetividade.

Perguntas similares
9 anos atrás