Pergunta do texto: O Português.COM
QUESTÃO 01 - “A vida linguística do futuro está por um fio?” A respeito deste questionamento, o texto afirma
que:
A ( ) Está, e é por exclusiva culpa do pragmatismo de todos os usuários da internet, por abreviarem palavras
ao limite do irreconhecível.
B ( ) Para David Crystal, respeitado lingüista, a invenção do telefone provocou a mesma desconfiança, no
sentido de seus usuários perderem a capacidade de expressão oral e escrita.
C ( ) Os psiquiatras suspeitam de uma onda de “dislexia discursiva” que acometeu os adolescentes, os quais
perderam não só a capacidade de julgar, mas também de conviver fora da rede.
D ( ) Os pais imaginam que o filho esteja mentalmente perturbado ou tomando drogas, porque a internet
considera os adolescentes suas vítimas preferenciais.
E ( ) Pode estimular outras formas de literatura e desenvolvimento do autoconhecimento do jove
Respostas
Olá,
No texto, o autor mostra a opinião de vários especialistas, e em A), não coloca exclusivamente a culpa nos usuários da forma apresentada pelo enunciado. Em B) o médico realmente fala da possibilidade dos jovens perderem suas capacidades de comunicação, mas refere-se principalmente à linguagem escrita.
Em C) os psiquiatras falam da "dislexia discursiva", mas o autor não coloca isso como algo fatídico. Por fim, a alternativa D) também não é a correta, sendo que o linguista afirma que os jovens podem ser estimulados à outras formas de literatura, a exemplo dos blogs e sites onde eles podem se expressar.
Letra E.
Abraços!
Parece que você se esqueceu de colocar o texto. Segue em anexo.
A) falso - O texto não afirma que a vida linguística está por um fio. Apenas diz que há quem suspeite que isso está acontecendo. "Há quem suspeite que sim e culpe o pragmatismo dos usuários da internet por sua agonia."
B) falso - Quanto à invenção do telefone, a preocupação era o risco de uma afasia epidêmica entre os usuários, ou seja, um distúrbio na linguagem, correndo o risco de perder a capacidade de expressão e a sociabilidade .
C) falso - Os jovens não perderam a capacidade de conviver fora da rede, mas apenas a capacidade de se comunicar sem usar a linguagem da internet. "Perde a capacidade de entender o que lê fora do ambiente da rede. Sem entender, não tem condições de julgar, e sem posição crítica fica incapacitado de reflexões profundas sobre a realidade que o cerca. "
D) falso - Os pais imaginam que o filho esteja mentalmente perturbado ou tomando drogas porque ele começa apresentar distúrbios de linguagem e perde a capacidade de entender o que lê fora do ambiente da rede.
E) verdadeiro - O linguista David Crystal acha que o jargão dos chats (salas de bate-papo) e dos blogs (diários que se tornam públicos) pode estimular outras formas de literatura e desenvolver o autoconhecimento do jovem.
Alternativa E.