Segundo Carvalho (2001, p.11) “Aprender a ler como se a leitura fosse um ato mecânico, separado da compreensão, é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação à escrita”. Marque a alternativa que melhor expressa as ideias deste trecho. a) Em muitas escolas, os professores determinam que a causa do fracasso escolar é a cópia e a leitura realizada de forma mecânica. b) Em muitas escolas, os alunos fazem cópias e repetem leituras, de forma mecânica, sem entender o seu significado. c) Em muitas escolas, os professores mediam a aprendizagem da leitura e da escrita. d) Em muitas escolas, a criança constrói hipóteses, resolve problemas e elabora conceituações sobre a leitura. e) Em muitas escolas, o ato de ler e os exercícios de ortografia passaram a ocupar um espaço secundário nas tarefas de sala de aula.
Respostas
Olá!
A resposta correta é a) Em muitas escolas, os professores determinam que a causa do fracasso escolar é a cópia e a leitura realizada de forma mecânica.
No contexto educacional atual, observa-se que muitos professores apresentam dificuldade em inserir a leitura dentro da sala de aula, principalmente pela resistência dos alunos em compreenderem a forma correta de efetuar esta prática, resultando em ações mecanizadas e desinteressadas.
Dessa forma, o conceito de letramento torna-se obsoleto, em que são formados individuos capazes de ler, porém incapazes de compreendem e interpretar.
Resposta:
Você acertou!
Opção B. Em muitas escolas, os alunos fazem cópias e repetem leituras, de forma mecânica, sem entender o seu significado.
Explicação:
Infelizmente, as atividades de cópia, ditado e "decoreba" ainda são frequentes em muitos estabelecimentos de ensino, embora nada acrescentem ao conhecimento da leitura e da escrita.