As alterações celulares e do fundo da lâmina apresentadas no esfregaço atrófico conceituam-se como Atipias da Atrofia e são inerentes à condição na qual o epitélio se encontra. Tais alterações geram, com frequência, diagnósticos citológicos indefinidos, por simularem lesões pré-malignas, o que requer do profissional experiência e conhecimento para discernir as alterações que se enquadram nos limites das Atipias da Atrofia.
Sobre esfregaços atróficos, marque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) As células parabasais dessecadas possuem um aspecto achatado.
( ) O dessecamento das células parabasais induz eosinofilia citoplasmática, que pode ser acompanhada de picnose nuclear, cariorrexe e variação no tamanho e na forma das células escamosas.
( ) Em esfregaços atróficos é possível visualizar células alongadas com núcleos também pouco corados e alongados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.V – F – F.
b.V – V – V.
c.F – F – F.
d. F – F – V.
e. V – F – V.
Respostas
Acabei de responder V-V-V
Com referência aos esfregaços atróficos, a alternativa que apresenta a sequência correta é a letra b).
- V – V – V.
Esfregaço atrófico
Também conhecida como vaginite atrófica, é uma alteração que consiste num afinamento das paredes da vagina e diminuição de sua lubrificação, causando maior recasamento e inflamação vaginal.
A principal causa da atrofia vaginal é a diminuição dos níveis sanguíneos de estrogênios, os hormônios sexuais femininos, produzidos principalmente pelos ovários e, em menor grau, pelas glândulas a drenais, pequenos órgãos localizados acima de ambos os rins, cuja função é a síntese hormonal.
Conclui-se, portanto, que em todas aquelas situações em que há diminuição dos níveis de estrogênio, como na menopausa, são potenciais causas de atrofia vaginal.
Saiba mais sobre Esfregaço atrófico em: https://brainly.com.br/tarefa/25019794
#SPJ2