• Matéria: História
  • Autor: davidsonmarrudpejc1f
  • Perguntado 8 anos atrás

de que forma Getúlio Vargas
se comportou durante a segunda guerra mundial?

Respostas

respondido por: souzagidpejcnl
2

Durante a década de 1930, Estados Unidos e Alemanha travaram uma disputa pelas relações comerciais com o Brasil. A Alemanha Nazista, desde 1933, procurava estreitar os laços comerciais e diplomáticos com o Brasil, com o objetivo de aumentar sua influência política na América Latina. Essas ações alemãs fizeram com que simpatizantes da causa alemã surgissem no exército brasileiro.

Essas ações da Alemanha renderam alguns acordos econômicos com o Brasil, nos quais destacou-se a troca do algodão brasileiro por produtos industriais e militares alemães. No entanto, à medida que a tensão na Europa aumentava, Getúlio Vargas mostrava-se inclinado a reforçar os laços comerciais e diplomáticos com os Estados Unidos. Além disso, a perseguição imposta por Vargas contra integralistas e nazistas no Brasil gerou um baque nas relações teuto-brasileiras.

Os Estados Unidos assistiam ao crescimento da influência alemã no Brasil com temor e cautela. Durante a década de 1930, uma série de acordos comerciais e militares propostos pelo Brasil foi rejeitada pelo Congresso americano. À medida que o Brasil afastava-se da Alemanha e movia-se na direção dos Estados Unidos, a postura de Vargas era a de obter o melhor acordo possível para a economia brasileira.

Perguntas similares