Respostas
A matéria orgânica (M.O.) tem o poder de influenciar positivamente as características físicas (densidade, porosidade), químicas (liberação e fixação de nutrientes, regulação do pH, etc.) e biológica (fonte de alimento e substrato para o desenvolvimento de micro-organismos, etc.) do solo. Embora a M.O. encontre-se em quantidade reduzida (~4%) nos solos minerais, ela tem papel fundamental na melhoria de sua fertilidade e ,também, no aumento da produtividade vegetal.
observe:
Vejamos alguns desses efeitos que matéria orgânica exerce nos solos:
A matéria orgânica diminui a fixação e a insolubilização do fósforo, portanto aumentando doses de matéria orgânica no solo, aumenta-se a disponibilidade desse importante nutriente para as plantas – a matéria orgânica evita o maior contato do fosfato solúvel com óxidos e hidróxidos que o insolubiliza.
A única forma de armazenar o nitrogênio no solo é na forma orgânica, visto que as formas minerais são facilmente lavadas pela água da chuva.
você pode ressumir!
Porque a camada superficial é a que tem mais contato com chuva, plantas, fezes de animais (matéria orgânica pura). Por isso também ela é a camada mais fértil. O solo, como sendo a camada mais superficial da Terra, é definido como um complexo composto de materiais minerais e orgânicos.