• Matéria: Matemática
  • Autor: iedaeafi
  • Perguntado 8 anos atrás

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, [...] a construção do conceito de número racional pressupõe uma organização de ensino que possibilite experiências com diferentes significados e representações, o que demanda razoável espaço de tempo; trata-se de um trabalho que apenas será iniciado no segundo ciclo do ensino fundamental e consolidado nos dois ciclos finais. (BRASIL, 1997b, p. 69). O currículo de matemática dentro do eixo Números e Operações apresenta que a construção do significado de número e as operações que realizamos com eles necessitam ser trabalhadas em um contexto histórico e social, objetivando a construção do significado da sua função social. Nesse sentido, elaborar atividades pensando no ensino concreto de frações e voltadas para a realidade dos alunos, torna o ensino e aprendizagem do conteúdo mais concreto e efeiciente. Nessa perspectiva, em que o aluno precisa desenvolver competências para que ocorra uma aprendizagem significativa sobre o conteúdo de frações, é necessário que as atividades propostas pelo professor tenham uma função incentivadora e que gerem um ambiente didático para a construção dos conhecimentos matemáticos. Quais são os obstáculos que podem refletir no bom andamento da aprendizagem de um estudant

Respostas

respondido por: oana7096
0

 Segundo pesquisas realizadas pelos avaliadores de desempenho dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os estudantes demonstram lidar melhor com o reconhecimento de conceitos do que na aplicação e resolução dos problemas.

Chega-se a conclusão que essa deficiência se deve ao fato de o aluno não ver sentido ou aplicabilidade no cotidiano, ou seja, não percebe significado para sua vida o aprender essa disciplina.

O desafio para melhora a qualidade de ensino, nesse e em outros itens do currículo, é apresenta-la de maneira que o aluno possa associá-la ao uso diário.

Bons Estudos!

Perguntas similares