Respostas
A cor de nossa urina está associada aos seus componentes, à porcentagem em que eles aparecem e ao funcionamento dos rins. A urina é composta basicamente de água, água salgada e determinadas substâncias que nosso organismo precisa se livrar.
Ela é o resultado da purificação de nosso sangue por meio de nossos rins. Assim, é importante verificar se nossa urina está bem amarela ou mais incolor porque isso poderá indicar como os nossos rins andam funcionando. Você entenderá como através das explicações a seguir.
Uma das funções dos rins é controlar o conteúdo de sal no sangue, é por isso que a urina contém “água salgada”. Mas a cor amarela vem basicamente das substâncias que serão eliminadas por nosso organismo. Entre elas, as principais são a amônia (NH3), vinda das células, e a bilirrubina, que vem do sangue quando uma hemoglobina é rompida.
A amônia e o nitrogênio presentes nas proteínas ingeridas em nossa dieta diária são indesejáveis para o nosso organismo e, por isso, são convertidos pelos rins em ureia (CO(NH2)2), uma diamida de ácido carbônico que é eliminada na urina dos seres humanos e da maioria dos vertebrados terrestres. Para se ter uma ideia, um adulto pode excretar até 10 kg de ureia por ano através da urina.
Mas a ureia é um sólido branco, cristalino, solúvel em água e, portanto, não é a substância que confere a cor amarela à urina.
Enquanto isso a bilirrubina é degradada pelos rins a urobilogênios, que são os compostos amarelos que dão a cor da urina.
Se a pessoa tem o costume de tomar bastante água, os urobilogênios vão se dissolver e tornar a urina menos amarelada, isso indica que o corpo está bem hidratado. Porém, no caso de pessoas desidratadas, a urina fica num tom de amarelo mais escuro.
Portanto, se você bebe bastante água e mesmo assim a sua urina é escura, é bom procurar um médico.