Respostas
• Lixiviação: termo usado para designar um processo que ocorre quando as águas da chuva realizam uma espécie de “lavagem” do solo, retirando um elevado percentual de nutrientes, tornando-o menos fértil. Em decorrência desse fato, faz-se necessária a aplicação cada vez maior de fertilizantes.
• Laterização: é um processo que acontece em lugares nos quais predominam duas estações bem definidas (seca e chuvosa). Essa característica favorece a concentração de hidróxido de ferro e alumínio no solo. A concentração desses minerais forma a laterita, que torna difícil o manejo do solo em virtude do surgimento de uma ferrugem por cima dele, deixando-o mais duro.
• Erosão: o desmatamento em áreas de encostas (morros, montanhas, etc.) pode gerar o deslizamento de terras e também a retirada das camadas férteis (nutrientes) do solo.
• Assoreamento de rios: com a retirada da vegetação das margens dos rios, os sedimentos são levados e depositados no fundo destes. Quando ocorrem chuvas mais intensas, o rio assoreado tende a gerar inundações.
Monocultura, desmatamento e queimadas, assim como o uso excessivo de componentes químicos, seja para conter as pragas ou para fertilizar as plantações, são alguns dos usos inadequados do solo que podem gerar sua infertilidade e erosão como as consequências principais.
Consequências do uso inadequado do solo
Alguns agropecuaristas, sejam os pequenos ou grandes, são entendidos como os maiores responsáveis pelo desgaste dos solos e sua infertilidade, isso porque podem utilizá-los até que suas propriedades se esgotem, além de saturá-los com produtos inadequados, algo que pode ser resolvido com boas práticas, como a rotação dos terrenos e a adubagem orgânica.
Contudo, não há essa conscientização, especialmente em regiões latifundiárias.
Aprenda mais sobre os solos: brainly.com.br/tarefa/111386
#SPJ2