O Código Civil brasileiro não contém um capítulo específico sobre a interpretação de contratos, como nos códigos francês e italiano. Deixou o legislador nacional de propor regras genéricas de interpretação aos contratos, limitando-se a propor algumas regras especificas, apenas.
A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir:
I - Os negócios jurídicos benéficos e a renúncia interpretam-se extensivamente.
II - Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao estipulante.
III - Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
Agora, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
I,II e II.
b.
III.(CORRETO)
c.
I e II.
d.
II.
e.
I e III.
Respostas
respondido por:
3
A alternativa correta é a B...
I – FALSA. A renúncia nunca é tácita, ela deve ser sempre expressa no que diz respeito aos contratos de Direito Civil. A interpretação é estrita, conforme o art. 144 do Código Civil.
II – FALSA. Código Civil, “art. 423. Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente.”
III – VERDADEIRA. Art. 424 “Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio
respondido por:
1
Item " III " é a correta, neste caso aqui a lera "B".
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás