Respostas
As espécies de anfíbios que encontramos hoje pertencem à Classe Amphibia, Subclasse Lissamphibia, Ordens: Anura; Gymnophiona e Caudata.
Ordem Anura:
São os sapos, rãs e perecas. Podem ser encontrados em vários ambientes, exceto em grandes altitudes, regiões árticas, antárticas e desertas.
Os urodelos possuem o corpo alongado e a cauda comprida. Por isso, também são conhecidos como caudados. Seus dois pares de membros locomotores possuem comprimentos aproximadamente iguais.
Nessa ordem encontramos os tritões e as salamandras, animais mais parecidos com os anfíbios primitivos. Os tritões medem, aproximadamente, 12 cm e passam a maior parte do tempo em terra firme, abrigados debaixo de pedras ou em ambientes úmidos, alimentando-se de pequenos moluscos (lesmas), anelídeos (minhocas) e artrópodes (insetos). Já as salamandras, são semelhantes às lagartixas. Porém, apresentam a cabeça arredondada, pele úmida sem escamas e não possuem garras nos dedos.
Apoda (do grego a, sem; podes, pés)
Cobra-cega, anfíbio da classe ApodaOs ápodes são anfíbios que apresentam o corpo delgado, vermiforme e sem membros locomotores. Como exemplos, temos as cecílias ou cobras-cegas, animais que muitos confundem com minhocas, pois vivem na terra úmida, escavando galerias subterrâneas. No entanto, são carnívoras e possuem dentes, utilizados para a defesa e para agarrar as presas, não atuando na mastigação.
Os ápodes são inofensivos, mas descarregam um líquido irritante sobre a pele. Eles atingem até cerca de 30 cm de comprimento Seus olhos, às vezes, são recobertos por uma membrana e, por isso, são chamados de cobra-cegas.