• Matéria: Pedagogia
  • Autor: danielabfmp60eri
  • Perguntado 8 anos atrás

A partir da leitura do texto sobre antropologia, leia com atenção as sentenças abaixo e depois assinale a alternativa correta: Os estudos antropológicos de parentesco não são interessantes para pensarmos nas relações que sustentam a forma da família em nossa sociedade e são mais abrangentes que o estudo da família. A contribuição da antropologia para a desnaturalização e a desuniversalização da família não corresponde ao exercício da antropologia em pensar nas raízes culturais e sociais da família e também no exercício de nos apartarmos de nossa própria definição de família para compreender a diversidade das famílias. A família e o parentesco são iguais porque enquanto a primeira nos remete ao núcleo básico (pai, mãe e filhos), o segundo nos refere a todo o universo de parentes com os quais a família também se relaciona e dos quais ela depende culturalmente e socialmente. Uma das principais contribuições teóricas da antropologia para pensarmos na família são os estudos de parentesco, tema que inicialmente foi abordado nas monografias clássicas que buscavam compreender como sociedades sem Estado se organizavam politicamente.

Respostas

respondido por: Matheusieti
24

Olá!

Parece que você esqueceu as alternativas.

I -- Uma das principais contribuições teóricas da antropologia para pensarmos na família são os estudos de parentesco, tema que inicialmente foi abordado nas monografias clássicas que buscavam compreender como sociedades sem Estado se organizavam politicamente.

II - A contribuição da antropologia para a desnaturalização e a desuniversalização da família corresponde ao exercício da antropologia em pensar nas raízes culturais e sociais da família e também no exercício de nos apartarmos de nossa própria definição de família para compreender a diversidade das famílias.

III - A família e o parentesco são diferentes porque enquanto a primeira nos remete ao núcleo básico (pai, mãe e filhos), o segundo nos refere a todo o universo de parentes com os quais a família também se relaciona e dos quais ela depende culturalmente e socialmente.

Agora podemos responder corretamente.

Apenas a alternativa I está correta.

A organização da família parte de uma série de construções sociais que ao longo do tempo passaram a ser estudadas pela sociologia e pela antropologia no que tange seu aspecto social.

Neste caso, o parentesco está para a família pois representa os laços de sangue, e, a forma monogâmica da instituição casamento forma a família tradicional, sendo uma peça importante nas construções políticas, pois a sociedade precisa estar organizada em todas as suas camadas para operar de forma equilibrada.

Até mais!

Perguntas similares