“No final do século XIX e início do século XX, algumas nações iniciaram um processo em que o Estado assumia a responsabilidade de assistir à população, sendo o embrião do Welafare State – mas isso apenas se consolidaria após a II Guerra mundial”. Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 2. Com base nos seus conhecimentos sobre o Estado conhecido por Welfare State, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta. I. Sua característica principal era a ação do Estado no tocante à “provisão de serviços sociais, cobrindo as mais variadas formas de risco da vida individual e coletiva”. II. Exemplos são a Suécia e Finlândia, países conhecidos pelos excelentes e diversos serviços sociais, como saúde, educação e assistência na velhice, oferecidos a toda a população. III. Uma característica do Estado é delegar funções à esfera privada ou a certas instituições sociais, como a Igreja Católica. IV. O Estado passa a se responsabilizar diretamente pela proteção interna e externa da nação, pela justiça e, direta ou indiretamente, por educação, saúde, economia e ações de infraestrutura. A Está correta apenas a afirmativa II B Estão corretas apenas as afirmativas I e III C Estão corretas apenas as afirmativas II e III D Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV E Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
Respostas
I. Sua característica principal era a ação do Estado no tocante à “provisão de serviços sociais, cobrindo as mais variadas formas de risco da vida individual e coletiva”.
Correto. O Estado de bem-estar social, ou Welfare State, é um modelo governamental que se preocupa profundamente com os setores fundamentais de uma sociedade, suprindo necessidades coletivas e individuais.
II. Exemplos são a Suécia e Finlândia, países conhecidos pelos excelentes e diversos serviços sociais, como saúde, educação e assistência na velhice, oferecidos a toda a população.
Correto. Suécia e Finlândia se caracterizam como nações que operam num modelo de Welfare State, ou seja, Estado de bem-estar social.
III. Uma característica do Estado é delegar funções à esfera privada ou a certas instituições sociais, como a Igreja Católica.
Falso. Este tipo de Estado, descrito pela assertiva, não é o de Welfare State, dado que este último não delega funções fundamentais para outras instituições.
IV. O Estado passa a se responsabilizar diretamente pela proteção interna e externa da nação, pela justiça e, direta ou indiretamente, por educação, saúde, economia e ações de infraestrutura.
Correto. O Estado passa a cumprir as funções fundamentais da vida em sociedade, garantindo o bem-estar social, com já afirmado.
abraços!
A resposta correta é a letra D , I,II, IV