Parece que ainda é necessário reafirmar o que Amaral (1995) preconiza. É preciso ressignificar a diferença, e para tanto há que se desadjetivar o substantivo diferença: ser diferente não é ser melhor ou pior; a diferença simplesmente é. Desta forma, um olhar para as pessoas que apresentam diferentes peculiares de condições é perceber, não a limitação, nem a desvantagem, mas suas capacidades, possibilidades, potencialidades, ou seja, sua essência contribui para um processo efetivo a fim de assegurar os direitos humanos e os sociais e melhorar a qualidade de vida. De acordo com a descrição, quais das alternativas abaixo estão indo ao encontro dos direitos destas pessoas que apresentam diferentes peculiares de condições, e que estão em conformidade com a sua prática e participação nas atividades ligadas as atividades promovidas pela educação física adaptada?I - Atualmente, os direitos sociais asseguram o direito de igual oportunidade, independentemente da condição diferente e peculiar que uma pessoa possa apresentar.II - Em relação à Educação Física Adaptada, deve ser mantida a integridade das atividades e promovida apenas à maximização do potencial individual.III - Quanto às atividades, uma vez conhecidas as metas do programa, convém modificá-las apenas quando necessário, sempre respeitando as metas previamente determinadas, assegurando que as atividades sejam um desafio a todos os participantes e, sobretudo, que seja valorizada a diferença.IV – Para a realização destas atividades ligadas a Educação Física Adaptada, não é preciso levar em consideração as diferenças, e sim constituir uma maximização do potencial individual de cada um, pois o , importante é focalizar o desenvolvimento apenas de um grupo de habilidades, que estas pessoas apresentarem, pois assim estão assegurados os seus direitos.
Respostas
respondido por:
35
Vamos analisar cada alternativa por vez:
I - Verdadeira. A sociedade democrática ocidental assegura, em princípio, a todos os indivíduos a igualdade de oportunidades, e isso deveria se estender à educação.
II - Falsa. Ao se falar de igualdade de oportunidades, também é importante frisar a importância da adaptação para que o potencial de todos os indivíduos possa ser atendido.
III - Falsa. Considerando-se os indivíduos atendidos, as metas podem e devem ser modificadas.
IV - Falsa. Exatamente por focar no desenvolvimento dos indivíduos e procurar assegurar seus direitos deve-se levar em consideração as diferenças.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás