Para inovar, podemos considerar que é importante o aparato das novas tecnologias. Nesse sentido o design thinking oferece boa contribuição, pois sua metodologia colabora para que ideia e criação sigam em paralelo com vistas a inovação. Nesse trajeto, identificam-se no design thinking três etapas: imersão, ideação e prototipação, as quais não necessitam seguir uma linearidade. Podem ser trabalhadas de acordo com a necessidade do projeto.
Com base no contexto apresentado, relacione cada etapa do design thinking, apresentada na Coluna A, com seu respectivo conceito, listado na Coluna B.
Coluna A Coluna B
1. Imersão I - É o momento de tangibiliza a ideia, quando ela passa do plano abstrato para o físico e pensado na perspectiva da equipe e do usuário. Pode ser de baixa ou alta fidelidade.
2. Ideação II - É quando o grupo participante ingressa no contexto do problema. Ela pode ser prelimitar (entendimento inicial do problema) e de profundidade (identificando oportunidades). Serve para se aprofundar nos contextos e nas ideias, além de entender o que se passa com o público.
3. Prototipação III - É quanto todas as ideias criativas vão sendo colocadas sobre a mesa, para que sejam viabilizadas por meio do estímulo à criatividade, com soluções a partir da identificação do problema.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.
Alternativas:
a)
1 - II; 2 - III; 3 - I.
b)
1 - III; 2 - II; 3 - I
c)
1 - II; 2 - I; 3 - III.
d)
1 - I; 2 - III; 3 - II
e)
1 - III; 2 - I; 3 - II.
2)
A dinâmica da Internet cria demandas de uma forma muito rápida e entre elas estão o desenvolvimento de conteúdos, que tem que se adaptar ao novo formato de mídia imposta pelos avanços da tecnologia. Foi a partir desse ponto que se criou a expressão Webwriting, que é um conjunto de técnicas aplicadas ao texto e demais elementos digitais, que têm como objetivo a produção de conteúdo online de qualidade, objetivo, organizado e de fácil acesso.
Considerando a importância da expressão webwriting no desenvolvimento de conteúdos, análise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Não se trata apenas de textos, mas de adequação dos textos a ícones, vídeos, fotos, áudios, enfim, recursos disponíveis nos ambientes web.
( ) O termo webwriting embora reconhecido no meio digital, há quem utilize mais gestão de conteúdo digital ou gestão de informação digital.
( ) O webwriting é um trabalho desenvolvido pelo profissional da área denominado de webwritemaker.
( ) Os textos para web devem estar alinhados apenas com o site da empresa, não havendo a preocupação com os avanços e inovações tecnológicas.
( ) Representa formalizar todas as estratégias de comunicação digital com a devida distribuição dos conteúdos em seus respectivos canais, quais sejam, sites, landing pages, redes sociais virtuais, blogs, e-books, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - F - V - F - V.
b)
F - V - V - F - V.
c)
V - F - F - V - F.
d)
F - V - F - F - V.
e)
V - V - F - F - V.
3)
Planejar o conteúdo em um projeto de marketing significa avaliar tudo o que vai ser comunicado, considerando formatos, recursos e canais necessários. A comunicação precisa estar alinhada com as ações e percepções da empresa, tanto internas quanto externas. Planejamento e gestão de conteúdo atuam em sintonia, porém ambos têm propósitos diferentes.
Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre planejamento e gestão de conteúdo.
Alternativas:
a)
O planejamento de conteúdo deve refletir toda a comunicação de dentro para fora da empresa, preservando sua marca. A gestão de conteúdo verifica se o que foi planejado deve prevalecer ou se é necessário estabelecer outro formato.
b)
O planejamento de conteúdo trabalha todo o ferramental necessário para veicular a informação da empresa, desconsiderando os canais e o tipo de mensagem ou abordagem. A gestão de conteúdo analisa a necessidade do uso de canais como sites, redes sociais, e-mails, entre outros.
c)
O planejamento de conteúdo procura compreender como será o processo de comunicação e como a mensagem possa chegar ao público da maneira que esse público espera. A gestão de conteúdo preza pelo que foi planejado, fiscalizando a prática da aplicação recursos, formatos e instrumentos de comunicação.
d)
O planejamento de conteúdo se preocupa com os recursos e ferramentais necessários para passar a mensagem da marca. Já a gestão de conteúdo considera a comunicação interna ou externa e quais reflexos essa comunicação terá sobre o público.
e)
O planejamento de conteúdo estuda a prática da comunicação nas diversas camadas de públicos, assumindo o controle das ações. A gestão de conteúdo analisa os canais a serem trabalhados, além do discurso e da retórica.
Respostas
Resposta:
1) a. 1 - II; 2 - III; 3 - I.
2) e. V - V - F - F - V.
3) c. O planejamento de conteúdo procura compreender como será o processo de comunicação e como a mensagem possa chegar ao público da maneira que esse público espera. A gestão de conteúdo preza pelo que foi planejado, fiscalizando a prática da aplicação recursos, formatos e instrumentos de comunicação.
Explicação:
1) Imersão: quando o grupo participante do projeto de design thinking imerge no contexto do problema a ser resolvido, que pode ser tanto na perspectiva do cliente-empresa quanto do cliente final (o consumidor). Ideação : esta etapa do projeto de design thinking visa trabalhar ideias inovadoras, tentando viabilizá-las com recursos relacionados ao estímulo à criatividade, com soluções a partir da problemática identificada. O grupo que participa desta etapa é composto, inclusive, por futuros usuários ou beneficiários do projeto, pois as soluções são pensadas considerando a experiência do usuário. Além disso, com diferentes perspectivas, o resultado tende a ser mais assertivo. Nessa fase, as ideias são colocadas através de um brainstorming (apresentação e discussão de ideias). As validações das ideias são feitas com o cliente ou com quem está contratando aquele serviço. Prototipação : colabora com a efetivação e validação das ideias, por isso pode ocorrer em qualquer momento do projeto e junto às duas anteriores. O protótipo tangibiliza a ideia, passando do plano abstrato para o físico. Ele pode ser pensado na junção de dois aspectos: na perspectiva da equipe (entendendo as condições e possibilidades do grupo em realizar aquela ideia) e do usuário (cria-se um protótipo em que o usuário final é que fará sua validação a partir de seus conhecimentos e experiências).
2) Muito mais do que escrever para páginas de internet, webwriting representa formalizar todas as estratégias de comunicação digital com a devida distribuição dos conteúdos em seus respectivos canais, quais sejam, sites, landing pages, redes sociais virtuais, blogs, e-books, entre outros.
3) Portanto, em seu planejamento de conteúdo, o primeiro item é o site. O blog não vende diretamente produto algum, pois quando um usuário acessa um blog, seu objetivo não é compra de produto, mas de informações relevantes e relacionadas ao produto.
Resposta:
1) a. 1 - II;
2 - III;
3 - I.
2) e. V - V - F - F - V.
3) c.
Explicação: