A energia de ligação é definida como a energia associada à quebra de 1 mol de uma determinada ligação química. Considerando a molécula de gás cloro (Cl2), o rompimento da ligação entre os dois átomos de cloro pode ser descrita pela equação a seguir: Cl2(g) + 57,8 kcal → 2Cl(g). Sobre essa reação, podemos dizer que: (I) A variação de entalpia da reação é -57,8 kcal/mol. (II) É uma reação endotérmica. (III) A energia interna do produto é maior do que a energia interna do reagente. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: II, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: I e III, apenas. Alternativa 5: II e III, apenas.
Respostas
Olá,
considerando a equação de dissociação de 1mol de gás Cl2 formando 2mols de átomos Cl no estado gasoso:
Cl2(g) + 57,8 kcal --> 2Cl(g)
para dissociar a ligação entre dois átomos é preciso fornecer energia. Repare que na forma como a equação foi escrita, a energia de 57,8 kcal aparece no lado dos reagentes, isso nos dá a ideia de que energia foi consumida na reação.
Essa é portanto uma reação endotérmica, que ocorre com absorção de energia do ambiente. Uma reação é exotérmica quando ocorre liberação de energia para o ambiente, e nesse caso, a energia apareceria no lado dos produtos.
Analisando as afirmativas: (I) A variação de entalpia da reação é -57,8 kcal/mol.
falso, como a reação é endotérmica, a entalpia tem sinal positivo, +57,8kcal/mol, indicando que o sistema ganhou essa quantidade de energia. O sinal de negativo representa a variação de entalpia de uma reação exotérmica, indicando que o sistema perdeu essa quantidade de energia para o ambiente.
(II) É uma reação endotérmica.
verdadeiro, conforme comentado inicialmente.
(III) A energia interna do produto é maior do que a energia interna do reagente.
verdadeiro, como houve absorção de energia, a energia interna do produto é maior do que a do reagente.
Resposta: 5.