10. Questão de múltipla escolha. Assinale as alternativas que possuem afirmativas verdadeiras e que correspondem ao conteúdo do capítulo cinco, que trata da Culpa e Perdão: uma questão Existencial. Nesse tipo de questão você poderá assinalar duas, três ou quatro alternativas de resposta, dependendo de quantas forem, efetivamente, verdadeiras.
Peso: 1.0
A culpa é um sentimento universal aplicada a situações as mais diversas possíveis, sendo um sintoma que caracteriza a normalidade do ser humano que é consciente de si e dos outros.
A culpa é um sentimento que brota das condições mais normais da vida. Pode ter origem na quebra de princípios legais bem como nas experiências individuais que geram o sentimento de culpa.
Por carregar um aspecto de dívida, a culpa não apresenta elementos positivos nem para o indivíduo nem para a sociedade, pois reduz a autoestima de quem se sente culpado por seus sentimentos e atitudes.
No pensamento budista, judaico e islâmico, a forma de pagamento de dívida pelo sentimento de culpa ocorre pela transmigração das almas e da lei do carma.
O pensamento espírita se aproxima do princípio jurídico-legal quando se aplica o princípio de que ¿tudo deve ser pago¿. Este pensamento também se aproxima do pensamento hindu.
9. Leia o texto abaixo e depois responda ao que é solicitado na questão.
A cura de um cego de nascença – João 9.1-12 (Fonte: https://www.bible.com/pt/bible/1840/JHN.9.NAA) “Enquanto Jesus caminhava, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: — Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego? Ele ou os pais dele? Jesus respondeu: — Nem ele pecou, nem os pais dele; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus. É necessário que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Depois de dizer isso, Jesus cuspiu na terra, fez lama com a saliva e com a lama untou os olhos do cego. Então disse ao cego: — Vá lavar-se no tanque de Siloé. Siloé quer dizer “Enviado”. O cego foi, lavou-se e voltou vendo. Então os vizinhos e os que antes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: — Não é este o que ficava sentado pedindo esmolas? Uns diziam: — É ele. Outros: — Não, mas se parece com ele. O homem dizia: — Sou eu. Então lhe perguntaram: — Como foram abertos os seus olhos? Ele respondeu: — O homem chamado Jesus fez lama, passou nos meus olhos e disse: “Vá ao tanque de Siloé e lave-se.” Então fui, lavei-me e estou vendo. Eles perguntaram: — Onde está ele? Respondeu: — Não sei.”
Correlacionando o capítulo 5 com o texto supracitado, analise as afirmativas que seguem.
I – Assim como é percebido na história bíblica, há uma correlação entre a culpa e uma espécie de pagamento. No caso da história bíblica, a cegueira do homem é interpretada pelos discípulos de Jesus como uma dívida a ser paga.
II - Na análise da leitura do texto bíblico, pela resposta de Jesus, pode-se aplicar ao texto a expressão “aqui se faz, aqui se paga” utilizada no sentido de obtenção de justiça, devendo as pessoas serem responsáveis pelos seus atos e terem que lidar com as respectivas consequências dos mesmos. Esta é uma expressão que normalmente está relacionada com a ideia de vingança divina.
III – A passagem bíblica é um típico exemplo do que se afirma no livro da disciplina: “Como consta na Escritura Sagrada: “O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7), “no qual temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados” (Efésios 1:7), “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos” (1 Pedro 3:18). Em síntese, a libertação total da culpa, a salvação, não é mais uma ideia remota de perfeição para sempre inacessível; mas passa a ser personificado em uma pessoa – Jesus Cristo – que veio como presente de amor e misericórdia dado por Deus à humanidade.”
IV – A história demonstra que “o ser humano precisa crer e confiar que Deus nos perdoa e que o perdão nos é alcançado através de Jesus Cristo. A salvação não é obtida por atos próprios de pagamento de nossas culpas e erros. Ela já foi de uma vez assegurada a nós e a todos os que creem na obra vicária de Jesus Cristo.”
É correto o que se afirma em:
Peso: 1.0
apenas I e IV.
apenas II e III.
apenas I, III e IV.
apenas I e II.
I, II, III e IV.
Respostas
Olá,
1) Verdadeiro. A culpa é um sentimento universal que pode surgir em inúmeros contextos e situações diferentes, sendo ela uma característica de normalidade do ser humano.
Verdadeiro. A culpa surge das condições mais normais da vida, sendo que ela pode advir de quebras morais ou mesmo legais.
Falso. A culpa possui um aspecto positivo para o indivíduo e a sociedade, pois o arrependimento permite uma mudança na conduta.
Falso. Na cultura islâmica, por exemplo, o perdão e a superação da culpa não vem de uma transmigração da alma, mas do arrependimento do pecador e da sua aproximação junto a D'us.
Verdadeiro. Podemos comparar o pensamento espírita com o princípio jurídico legal, onde há a necessidade de uma reparação/acerto de contas.
2) I. Verdadeiro. Há uma ideia de dívida e pagamento expressa pelos discípulos, onde alguém teria pecado para que o homem tivera a cegueira..
II. Falso. Jesus não disse "aqui se faz, aqui se paga" no trecho mostrado, sendo que o homem, segundo Jesus, não havia pecado para que fosse cego.
III. Verdadeiro. As citações demonstram a ideia de que Jesus Cristo, para o cristianismo, é a chave da remissão dos pecados.
IV. Verdadeiro. O trecho deixa claro a ideia de que Jesus é o caminho para a salvação, segundo a tradição cristã.
Apenas I, III e IV.
Abraços!