O texto a seguir discorre sobre o que aconteceu com os países africanos envolvidos nas manifestações conhecidas como Primavera Árabe.
[...] Tunísia
Em 17 de dezembro de 2010, a imolação de um jovem vendedor ambulante, exasperado com a pobreza e a perseguição da polícia, desencadeou uma revolta popular, que levou em 14 de janeiro de 2011 à queda do regime de Zine El Abidine Ben Ali.
Depois de um ano marcado por crises, a Tunísia aprovou uma nova Constituição em 2014 e organizou eleições legislativas, vencidas pelo partido anti-islâmico Nidaa Tunes, à frente dos islamistas do Ennahda, maioria até então.
Em dezembro, Beji Caid Essebsi foi eleito presidente por sufrágio universal. Mas o processo de democratização é ainda frágil diante da ameaça jihadista no país, atingido em 2015 por três grandes ataques reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).
[...] Egito
Após 18 dias de revolta popular (quase 850 mortos), Hosni Mubarak deixou o poder em fevereiro de 2011.
Em junho de 2012, Mohamed Morsi, candidato da Irmandade Muçulmana, tornou-se o primeiro presidente democraticamente eleito a governar o país.
Mas depois de um ano marcado pela crise e uma contestação política, Morsi foi derrubado pelo exército liderado por Abdel Fattah al-Sissi.
A Irmandade Muçulmana passou a ser alvo de uma repressão implacável. Mais de 1.400 manifestantes pró-Morsi foram mortos, mais de 15.000 presos, e centenas, como Morsi, condenados à morte.
Em junho de 2014, Sissi, acusado de querer fechar o parêntese democrático, foi proclamado vencedor da eleição presidencial.
Além disso, o Parlamento recém-eleito (final de outubro e início de dezembro de 2015) passou a seu total controle.
Líbia
Em 20 de outubro de 2011, Muammar Khaddafi foi morto em Sirte, 360 km a leste de Trípoli. Ele enfrentou durante vários meses uma revolta, que se transformou em um conflito armado e levou à queda de Trípoli em agosto, graças ao apoio decisivo de uma operação da Otan.
O país, de estrutura tribal, foi dividido e está sob o controle de milícias rivais, formadas principalmente por ex-rebeldes.
Em agosto de 2014, Trípoli caiu nas mãos de milícias islâmicas, algumas das quais instauraram uma autoridade rival à reconhecida pela comunidade internacional, forçada a fugir para o leste, em Tobruk.
Aproveitando-se da crise política e da insegurança, o EI [Estado Islâmico] criou raízes no país.
E o caos da Líbia tem favorecido a passagem de milhares de migrantes que tentam chegar às costas europeias. [...]
Com base no texto e no conteúdo estudado, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(A)
Os movimentos de revolta das populações dos países do Norte da África ficaram conhecidos como Primavera Árabe, pois aconteceram na primavera de 2010.
Verdadeiro Falso
(B)
As manifestações de que trata o texto atingiram seu intento, já que os países envolvidos abdicaram de seus governos ditatoriais pela paz e democracia.
Verdadeiro Falso
(C)
Apesar de ter ocorrido apenas na África, a Primavera Árabe recebeu esse nome porque o presidente tunisiano Ben Ali, que estava no poder desde 1987, solicitou asilo político à Arábia Saudita.
Verdadeiro Falso
(D)
Fatores como a organização política e dificuldades socioeconômicas levaram a população de alguns países do Norte da África a realizar manifestações e revoltas que pediam o fim dos regimes de governos ditatoriais, os quais, havia muito tempo, dominavam as tomadas de decisões em seus respectivos países.
Verdadeiro Falso
(E)
Entre os três países citados no texto, a Tunísia, onde se iniciaram as primeiras revoltas no continente africano, é a nação que obteve resultados políticos mais benéficos para sua população, enquanto os demais ainda sofrem com repressões do governo e conflitos com milícias.
Verdadeiro Falso
Respostas
respondido por:
8
Oi,
F - F - F- V - V
A primavera árabe teve esse nome por ser um momento em que a população floresceu e buscou mudanças para os seus países, com isso ela foi uma faixa de transição para que houvesse muitas melhoras e os regimes ditatoriais chegassem ao fim em prol de uma melhoria.
A primavera Árabe ocorreu no dia 18 de dezembro, que é inverno no oriente médio e atingiu diversos países, os resultados foram muito positivos para alguns e não tanto para inúmeros outros países.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás