“A ARH é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Suas origens remontam o início do século XX, a pós o forte impacto da Revolução Industrial” (CHIAVENATO, 2016, p. 2).
De acordo com a afirmativa apresentada avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) Denominada de Relações Industriais, as atividades de ARH eram voltadas para mediação entre as organizações e as pessoas, minimizar conflitos organizacionais e os individuais.
PORQUE
II) Na tentativa de articular as relações entre o capital e o trabalho, as Relações Industriais eram compreendidas como um órgão que atuava como interlocutor estranho entre as partes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
resposta D
Relações Industriais, cujo papel era fazer cumprir as exigências legais com relação aos empregados como admissões, demissões, fechamento de folha de pagamento, restringindo-se as atividades operacionais e burocráticas.
Resposta: correta é:
Dependendo das condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores o resultado do produto final poderia sofrer alterações.
Explicação:
Como apontado por Chiavenato (2016, p. 03), apesar de as pessoas e organizações viverem uma relação de interdependência, “mantinha-se fronteiras fechadas e trincheiras abertas, requerendo um interlocutor que articulasse as relações entre o capital e o trabalho, ambos interdependentes, mas conflitantes”. Esse ambiente de conflito perdurou por bastante tempo, principalmente na primeira fase da revolução industrial. A atividade de Recursos Humanos é uma especialidade que emergiu a partir da crescente complexidade das relações de trabalho no início do século XX.
Que mudança de perspectiva se dá a partir desse período em relação ao trabalhador/operário?
a.
O trabalhador sempre reclamou demais e deveria agradecer por ter um emprego, enquanto muitos buscavam trabalho.
b.
O trabalhador continuava a ser visto como um entrave para a produção, pois suas limitações físicas e psicológicas traziam prejuízos às empresas.
c.
As condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores não afetaram o resultado final dos produtos.
d.
Dependendo das condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores o resultado do produto final poderia sofrer alterações.
e.
Quanto pior as condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores o resultado do produto final seria melhor, pois a empresa poderia investir em matéria-prima de melhor qualidade.