Para estabelecer um conceito básico de política, um caminho conveniente é buscar a origem da palavra, isto é, de onde ela veio e em que sentido foi usada por vários filósofos e escritores na Grécia antiga, sendo especificamente importante para a compreensão do seu sentido primitivo a obra denominada Política, escrita por Aristóteles, filósofo que viveu em Atenas no quarto século antes da era cristã.
Os gregos davam o nome de polis à cidade, isto é, ao lugar onde as pessoas viviam juntas. E Aristóteles diz que o homem é um animal político, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam de companhia de outros. A própria natureza dos seres humanos é que exige que ninguém viva sozinho. Assim, "política se refere à vida na polis, ou seja, à vida em comum, às regras de organização dessa vida, aos objetivos da comunidade e às decisões sobre todos esses pontos.
DALLARI, Dalmo de Abreu. O que é participação política?.1ª ed. São Paulo: Editora Hedra Ltda, 1983.
Considerando o exposto, leia as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em sua gênese, o conceito de política está atrelado à ideia de convivência entre os indivíduos (a “vida na polis”), logo, este termo diz respeito também às normas que regem uma dada sociedade. Toda comunidade social implica em um sistema político que rege a vida desses sujeitos em suas correlações, isso porque os seres humanos são interdependentes, isto é, todos nós dependemos do outro em determinado grau.
PORQUE
II. Conforme a definição de Aristóteles, que afirma que o homem é um animal político, aquele que vai contra a natural interdependência entre os seres humanos acaba isolando-se, deixando de ter seus direitos enquanto cidadão, já que este passa a não interagir com os demais e dessa forma não mais influencia em seu meio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
I é verdadeira, pois a política é aquilo que rege a vida em comum, que, de acordo com a perspectiva aristotélica, é da própria natureza humana, de modo que ninguém pode viver de maneira isolada da pólis (todos vivem em uma relação de interdependência uns com os outros).
II é falsa, pois, uma vez conquistados, os direitos políticos não podem ser perdidos. Mesmo que decida se isolar, o sujeito também não deixaria de, em algum modo, influenciar o meio, pois a separação total da sociedade é, para Aristóteles, impossível para um ser humano.