• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

A proclamação da independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 é um acontecimento chave na compreensão da história brasileira. Todavia, a ruptura com a metrópole Portugal não representou mudanças significativas na vida das camadas sociais mais baixas - boa parte dessas pessoas até demorou a tomar conhecimento da independência. Essa realidade demonstra a distância existente entre a população comum e as elites nacionais. Diante disso, pode-se dizer que a desigualdade social não é exclusividade do Brasil atual, mas uma realidade histórica que se mantém por séculos no país.

Marque a alternativa que apresenta a ideia central do texto.

A
O principal objetivo do texto é dizer que a população pobre não participou do processo de independência brasileiro, apesar de conseguir melhorias.

B
O texto tem como tema central a independência brasileira e a inexistência de transformações significativas na vida das camadas sociais mais baixas.

C
O texto tem como proposta analisar minuciosamente como foi a atuação das elites no processo de independência brasileiro.

D
O foco do texto é explicar exclusivamente a independência do Brasil ocorrida em 7 de setembro de 1822, sem estabelecer paralelos com outros períodos.

E
A ideia central do texto é explicar como se desenvolve o conflito pobres e ricos, já que ele trata apenas da desigualdade social.

Respostas

respondido por: clarinhaedeus20
4

Acho que é a letra B  Espero ajudar

respondido por: EduardoPLopes
3

É correta a alternativa B.

O texto, que trata da questão da Independência do Brasil, associando-a com a situação atual do Brasil e com outras iniciativas políticas de outros países e épocas, reforça que houve pequena ou nenhuma participação da maior parte  da população brasileira no processo de independência.

Segundo o texto, o processo teria sido realizado por meio das elites nacionais, que fundaram um novo sistema político que em pouco ou nada modificou o dia a dia das pessoas mais pobres, não tendo feito reformas sociais profundas.

Perguntas similares