"Existe um detalhe muito importante a se considerar acerca do ATP: nossas células não estocam essas moléculas, apenas uma quantidade muito limitada de ATPs é armazenada em alguns tipos celulares. Para que os processos fisiológicos não sejam interrompidos nos momentos em que não estamos ingerindo alimentos, existem maneiras de ressintetizar de forma contínua, de acordo com a necessidade do organismo. Isso é feito através dos estoques energéticos na forma de glicogênio e gordura e, ainda, através da molécula de fosfocreatina, ou sistema ATP-CP."
Respostas
( v ) O sistema ATP-CP funciona como uma pequena reserva de ATPs intracelular. A reação esquematizada na Figura 1 é uma reação reversível e pode acontecer para os dois sentidos, de acordo com o momento metabólico ou necessidade fisiológica.
( v ) Em momentos de repouso e quando ingerimos nutrientes na forma de alimentos, a reação se desloca para a esquerda, ou seja: o ATP proveniente da energia dos alimentos doa o seu fosfato à uma molécula de creatina, dando origem à fosfocreatina e liberando um ADP.
( v ) Em momentos em que precisamos de energia rápida para o trabalho muscular, como em exercícios de tiro/explosão, a reação se desloca para a direita: a ligação fosfato da fosfocreatina é hidrolisada, deixando uma molécula de creatina livre novamente e o fosfato liberado se liga a uma molécula de ADP, dando origem a um ATP que, por sua vez, pode ser rapidamente utilizado para a contração muscular.
( F ) A fosfocreatina (também conhecida como fosfato de benzoatina, CP ou PGc) é, assim como o ATP, um composto rico em energia porém não consegue ser facilmente encontrada e/ou metabolizada, pois ao ter sua ligação fosfato de benzoatina hidrolisada, libera essa energia para ser armazenada nas mitocôndrias e depois utilizada pelo Complexo de Golgi.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta:
V.V.V.F.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA 2020