JURO COMPOSTO É SEMPRE MAIS VANTAJOSO QUE O JURO SIMPLES? O JURO COMPOSTO É SEMPRE MAIS VANTAJOSO QUE O JURO SIMPLES? por Hallynnee Hellenn Pires Rossetto 2 semanas atrás A matemática financeira pode ser entendida como uma ferramenta para a análise e tomada de decisões a respeito de alternativas de investimentos e financiamentos. Ao se decidir realizar um investimento, uma compra é importante que sejam realizadas reflexões cuidadosas para obter o melhor aproveitamento possível. Desse modo, analise a situação a seguir: Você trabalha em uma multinacional como representante de vendas. No mês de março as vendas da empresa aumentaram e os gerentes, como incentivo, resolveram gratificar o vendedor que mais realizou vendas. Você ganhou um bônus de R$ 5.900,00! Como era um dinheiro extra, você decidiu aplicar essa valor. Após realizar algumas pesquisas de onde aplicar, ficou indeciso em duas opções: Opção A . Opção B Juro simples Taxa de 1,2% ao mês Juro composto Taxa de 1,1% ao mês Agora é com você! É importante que você seja capaz de fazer mais que simples cálculos, mas saiba interpretar e tomar decisões! Atividade Avaliativa do Ciclo Avaliativo 1 Como sua professora, pergunto-lhe: a) Se você decidir deixar o capital aplicado durante 1 ano, qual a opção mais vantajosa? Justifique. b) Se você decidir deixar o capital aplicado durante 2 anos, qual a opção mais vantajosa? Justifique. c) "O juro composto é mais vantajoso que o juro simples”. Essa é uma frase bem comum de se ouvir. Será que em todas as situações isso vai acontecer? Em quais situações você acha que o juros simples é mais vantajoso que o juro composto? OBS.: Após análise das colocações, argumente seu posicionamento com uma resposta coerente. As respostas devem ser bem fundamentadas e não serão qualificadas como relevantes as respostas semelhantes a “concordo” ou “discordo”. Lembre-se que as inserções deverão ocorrer com no máximo duas respostas
Respostas
Oi!
Para responder essa questão que se refere aos cálculos envolvendo juros, vamos precisar utilizar as seguintes expressões para resolvê-la:
--> juros simples
J= c. i. t
M= C. (1 + i. t)
--> juros compostos
M= C.
Onde sabemos :
M - Montante final ;
C - Capital investido;
i - Taxa de juros;
t - Período do investimento.
a) Com taxas de juros mensais, o período será contabilizado em meses, obviamente, 12 meses. Assim:
M= 59 x (1 + 0,012 x 12)
M= 6749, 60
M= 59 x
M= 6727,69
Podemos concluir com isso que, o regime de juros simples é mais vantajoso.
b) Aqui devemos aplicar as equações, para o tempo de 24 meses:
M= 59 x (1 + 0,012 x 24)
M=7599, 20
M= 59 x
M= 7671,49
Nesta situação, o regime de juros compostos é o mais vantajoso.
c) De acordo com os cálculos observados, o regime de juros compostos é mais vantajoso desde que o capital, a taxa de juros e o período de investimento sejam os mesmos.