A prisão preventiva no Brasil não viola a garantia constitucional de presunção de inocência, se a decisão for devidamente motivada e a prisão for estritamente necessária nos termos dos artigos 311 a 316 do Código de Processo Penal.
É uma prisão cautelar que tem o objetivo de evitar que o acusado cometa novos crimes ou ainda que, em liberdade, prejudique a colheita de provas (destruição de evidências, intimidação de testemunhas, por exemplo) ou apresente perigo de fuga. De acordo com o processualista Paulo Rangel, "se o indiciado ou acusado em liberdade continuar a praticar ilícitos penais, haverá perturbação da ordem pública, e a medida extrema é necessária se estiverem presentes os demais requisitos legais”.
Diante do exposto, a prisão preventiva poderá ser decretada:
Escolha uma:
a.
de ofício pelo juiz.
b. de ofício pelo juiz e a requerimento do Ministério Público ou querelante.
c.
a requerimento do Ministério Público ou querelante.
d. de ofício pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou querelante e mediante representação da autoridade policial competente.
e.
mediante representação da autoridade policial competente.
Respostas
respondido por:
31
d. de ofício pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou querelante e mediante representação da autoridade policial competente. CORRIGIDA PELO AVA
respondido por:
25
CORRETA: de ofício pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou querelante e mediante representação da autoridade policial competente.
brugra:
OBRIGADA!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás