por conta da crise econômica em portugal na segunda metade do seculo 18 o ministro dos negócios estrangeiros e da guerra marques de pombal tomou uma série de medidas que visavam
Respostas
Olá!!
Segue o restante da questão:
a) favorecer a autonomia das capitanias coloniais e incentivar a liberdade de comércio.
b) incentivar as tradições culturais das comunidades indígenas na América portuguesa.
c) a criação de manufaturas nos domínios coloniais portugueses cuja produção era voltada ao mercado internacional.
d) reforçar o controle sobre os produtos coloniais, aumentando impostos e criando uma estrutura administrativa e fiscal mais sólida.
e) realizar uma ampla reforma educacional abolindo os princípios iluministas do ensino e privilegiando a filosofia escolástica da Companhia de Jesus.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A resposta correta é a de letra d) reforçar o controle sobre os produtos coloniais, aumentando impostos e criando uma estrutura administrativa e fiscal mais sólida.
Bom, nessa época o Brasil ainda era a colônia de exploração de Portugal, por isso que quando a metrópole começou a entrar em crise eles tinham que conseguir arrecadar dinheiro de alguma forma e aumentar os impostos, se envolver na economia da colônia era a melhor forma de conseguir isso.
Lembrando que isso era bem comum naquela época, já que as colônias basicamente existiam apenas para sustentar as metrópoles. Outra medida que foi tomada na época foi o fim das Capitanias Hereditárias.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Com base na crise econômica em Portugal na segunda metade do século XVIII as medidas tomadas pelo marquês de pombal e o ministro dos negócios estrangeiros e da guerra visavam reforçar o controle de produtos coloniais por meio do aumento de impostos e criação de uma estrutura administrativa e fiscal sólida. Portanto, a opção D é a correta.
Características da Crise Econômica em Portugal na Segunda Metade do Século XVIII
- Com a crise econômica em Portugal, o país viu como uma forma de arrecadação financeira a cobrança de tributos de suas colônias, dado que o envolvimento na economia colonial era a forma mais fácil de melhorar a economia, uma vez que as colônias eram uma extensão de sustento para as metrópoles.
- Dentre as medidas administrativas foi decretado também o fim das capitanias hereditárias.
Entenda mais sobre a Crise Econômica em Portugal na Segunda Metade do Século XVIII aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4980057
#SPJ3