a oxidação do monóxido de carbono a co2, pela ação do no2, é descrita pela equação: e sua variação de energia potencial está representada pelo gráfico abaixo: com relação a este sistema, assinale a afirmativa correta. a a energia de ativação para a reação direta é cerca de 135 kj/mol. b em valor absoluto, o da reação inversa é cerca de 225 kj/mol. c a reação inversa é endotérmica. d em valor absoluto, o da reação direta é cerca de 235 kj/mol. e o da reação direta é negativo.
Respostas
Olá, tudo bem?
O gráfico é um importante item para resolver essa questão, pesquisando eu consegui encontrar a figura e adicionei em anexo.
A equação dada é a seguinte: CO(g) + NO2(g) → CO2(g) + NO(g)
Analisando as alternativas, temos que:
a) A energia de ativação para a reação direta é cerca de 135 kJ/mol.
CORRETA - a energia de ativação da reação direta é a altura medida desde os reagentes até o topo da curva de energia, que observando no gráfico esse valor é de aproximadamente 135 kJ/mol.
b) Em valor absoluto, o ∆H da reação inversa é cerca de 225 kJ/mol.
CORRETA - a variação de entalpia do processo inverso, é sempre o negativo da variação de entalpia do processo direto. Então, como o valor do processo direto é -225 kJ/mol, logo, o ΔH do processo inverso é +225kJ/mol.
c) A reação inversa é endotérmica.
CORRETA - como a reação direta é exotérmica, com liberação de energia, a variação de entalpia do processo inverso é endotérmica.
b) Em valor absoluto, o ∆H da reação direta é cerca de 235 kJ/mol.
ERRADA - a variação de entalpia da reação é a diferença de energia entre os reagentes e produtos, de acordo com o gráfico esse valor é de aproximadamente -225 kJ/mol.
e) O ∆H da reação direta é negativo.
CORRETA - a reação direta é exotérmica, com ∆H negativo, -225 kJ/mol.
Espero ter ajudado!