Respostas
De modo bem simples, podemos considerar as doenças respiratórias como todas as enfermidades que afetam o sistema respiratório humano, ou seja, nariz, boca, garganta, faringe, laringe, traqueia e pulmões. As doenças respiratórias crônicas representam hoje a terceira causa de mortalidade por doença no Brasil, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares e dos cânceres. Somente no ano de 2008, cerca de quatro brasileiros morreram a cada hora por complicações respiratórias crônicas.
Definição (o que são)
Doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traqueia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares).
Exemplos
As enfermidades do sistema respiratório mais frequentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, faringite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, fribose pulmonar, tuberculose e pneumonia.
Principais causas
As causas destas doenças podem ser diversas. Fumo, alergias (provocada por substâncias químicas ou ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus e respiração em ambientes poluídos estão entre as principais causas destas doenças.
Poluição e doenças respiratórias
Nas grandes cidades, estas doenças estão cada vez mais comuns, principalmente em função da poluição do ar.
O monóxido de carbono e o dióxido de carbono são gases poluentes originados da queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) e são muito prejudiciais ao aparelho respiratório do ser humano. A inalação destes gases pode provocar o surgimento de algumas destas doenças.