Respostas
A mistura possui 2 fases, uma solução de sulfato de cobre( sulfato diluído em água ) e alumínio em pó.
Obs.Como o sulfato de cobre é soluvel em água, os dois se tornam uma fase líquida única, se misturando.(mistura homogênea= mistura de 1 fase)
Sempre quando se trata de um sistema com 2 fases e 3 componentes, onde têm se uma mistura homogênea sólido-líquido e um sólido, o ideal é separar primeiro a fase líquida da sólida, para depois separar da mistura homogênea os dois compostos que estão misturados.
Ou seja,
Primeiro separa-se o Alumínio da solução de Agua+sulfato de cobre
E depois, quando só restar a solução água+sulfato de cobre, através de métodos específicos promover a separação dos dois componentes.
Os métodos de separação:
Para separar sólidos de líquidos, o método ideal para se fazer é a filtração, onde a fase sólida ficará retida no papel filtro, possibilitando a passagem exclusiva da solução líquida.
Lembrando que o sulfato de cobre tem que estar totalmente dissolvido na água, caso contrário se ouver alguma parte que ainda esteja sólida sera retida no papel filtro.
Após a filtração obtivemos a fase sólida do aluminio separada da fase líquida, a solução de água + sulfato de cobre.
Agora o método mais que ideal para separação de dois componetes de uma solução
(mistura homogênea) é a destilação simples.
Mais como funciona a destilação simples?
Esse método é utilizado na separação de componentes que formam uma mistura homogênea sólido-líquido e que possuem uma grande diferença nos seus pontos de ebulição, no caso água e sulfato de cobre, onde a água tem ponto de ebulição 100°C e o sulfato de cobre 150ºC mesmo sendo uma diferença razoável será possível separá-los sem dificuldade alguma.
A técnica consiste em colocar a mistura em um balão de destilação e aquecê-la com o auxílio de um bico a gás até que a água ferva, no caso a temperatura deve se manter constante em 100ºC , assim a água irá evaporar primeiro devido seu ponto de ebulição ser inferior ao do sulfato de cobre, os vapores d'agua isentos do sulfato de cobre, ao serem expulsos do balão de destilação se dirigem ao condensador, que por ser refrigerado com o auxílio de água corrente mantém suas paredes internas frias, fazendo que os vapores d'agua se condensem(voltem ao estado líquido) para serem recolhidos em um frasco apropriado.
Assim terminado o processo, temos o sulfato de cobre sólido no balão de destilação e a agua destilada no frasco
Conclusão:Alumínio, Sulfato de Cobre e Água separados e sem perda de nenhum.
Até mais.