Respostas
Olá! Tudo bem com você?
Vou passar um resumo bem simples e breve para que você entenda com clareza, okay?
CHELYABINSK-40: "CIDADE SECRETA RUSSA É O LUGAR MAIS RADIOATIVO DO PLANETA"
Ozyorsk passou a aparecer no mapa e ser conhecida pelas pessoas somente após 1992, quando o presidente Boris Yeltsin assinou um decreto que permitia que cientistas e pesquisadores pudessem explorar a área.
Antes disso, a cidade secreta recebeu os nomes de Chelyabinsk-40 e Chelyabinsk-65, sendo que Chelyabinsk era uma referência ao centro administrativo mais próximo e os números representavam o código postal da localidade – essa era uma maneira comum de dar nome a cidades fechadas.
O principal objetivo da Mayak era produzir armas a partir do Urânio-238 encontrado nas montanhas da região. Em 1948, o primeiro reator começou a funcionar, convertendo urânio em plutônio para enviar o material para os construtores de bombas.
Porém, todos os esforços da construção visaram otimizar a produção da matéria nuclear e deixaram de planejar uma maneira adequada para descartar os resíduos. Sendo assim, o rio Techa – que abastecia cerca de 40 cidades e vilas da região – foi um dos destinos dos resíduos nucleares.
Além de poluir os rios e lagos, a Mayak sofreu alguns acidentes nucleares de grandes proporções que contribuíram para aumentar os riscos de radioatividade da região. Em 1957, a explosão de um tanque resultou na dispersão de 50 a 100 toneladas de matéria de alto nível radioativo.
Conclusão -
A cidade russa, foi usada para testes nucleares durante anos. Ao longo desses anos, a poluição radioativa na areá só crescia com o uso imprudente de armas nucleares da Russia ( soviéticos).
Atualmente, a cidade é conhecida mundialmente como a cidade mais radioativa do planeta, de certo modo que, a habitação de vida é praticamente impossível.
Espero ter ajudado! Tenha uma boa noite!