• Matéria: Filosofia
  • Autor: nedunker
  • Perguntado 7 anos atrás

1) Friedrich Nietzsche critica a tradição da religião judaico-cristã e os pensamentos de Sócrates e Platão por terem desenvolvido uma razão e uma moral que subjugaram as forças instintivas e vitais do ser humano, a ponto de domesticar a vontade de potência do homem e de transformá-lo em um ser fraco e doentio. Analise as afirmações a seguir: I. A moral racionalista foi erguida com finalidade repressora e não para garantir o exercício da liberdade. II. Para Nietzsche, o super-homem deveria ter a missão de criar uma raça capaz de dominar a humanidade, sendo, por isso, necessário aniquilar os mais fracos. III. A moral racionalista transformou tudo o que é natural e espontâneo nos seres humanos em vício, falta, culpa, e impôs a eles, com os nomes de virtude e dever, tudo o que oprime a natureza humana. IV. Os valores que constituem a moral aristocrática de senhores são, para Nietzsche, eternos e invioláveis. Devem orientar a humanidade com uma força dogmática, de modo que o homem não se perca. Está correto apenas o que se afirma em: Alternativas: a) III. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. e) I, II e III.

Respostas

respondido por: leonardolimaalvesbom
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ola segundo a genealogia da moral de nietzscheana I. A moral racionalista foi erguida com finalidade repressora e não para garantir o exercício da liberdade.e

III. A moral racionalista transformou tudo o que é natural e espontâneo nos seres humanos em vício, falta, culpa, e impôs a eles, com os nomes de virtude e dever, tudo o que oprime a natureza humana. reposta correta letra C.

respondido por: EduardoPLopes
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São verdadeiras as afirmativas I e III, pois Nietzsche afirmava que a moral racionalista era apenas a moral tradicional, judaico-cristã, sob um novo disfarce, uma moral que, por sua própria natureza, fazia com que o forte se ressentisse de sua força e o fraco se orgulhasse de sua fraqueza.

Esta moral fazia com que os desejos de dominação e posse, típicos dos fortes, fossem transformados em vícios, de modo que os fortes eram  vistos como transgressores de uma ordem que apenas beneficiaria aos mais fracos.

É correta a alternativa B.

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