• Matéria: Artes
  • Autor: gianrocha25
  • Perguntado 8 anos atrás



Os balanços e estudos disponíveis sobre arte contemporânea tendem a fixar-se na década de 1960, sobretudo com o advento da arte pop e do minimalismo, um rompimento em relação à pauta moderna, o que é lido por alguns como o início do pós-modernismo. Impossível pensar a arte a partir de então em categorias como "pintura" ou "escultura". A cena contemporânea - que se esboça num mercado internacionalizado das novas mídias e tecnologias e de variados atores sociais que aliam política e subjetividade (negros, mulheres, homossexuais etc.) - explode os enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares.
Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2018.


Diante do exposto, a respeito da arte contemporânea, avalie as afirmações a seguir.
I- Os enquadramentos sociais mencionados no texto, fazem referência ao fato de que a arte contemporânea reflete o contexto e os questionamentos da contemporaneidade de modo a valorizar mais a ideia que a própria materialização da obra em si.
II- Conforme o texto, a arte contemporânea vai além de esculturas e pinturas, podemos citar, por exemplo, a body art, a arte conceitual, a arte cinética, a performance, o grafite, entre outros, como categorias desse movimento.
III- A arte contemporânea, ao contrário da arte moderna, se distancia do público por estar, de modo geral, presente em galerias, museus, acervo de colecionadores, o que dificulta a sua democratização.


É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.
Alternativa 2:

II, apenas.
Alternativa 3:

I e II, apenas.
Alternativa 4:

II e III, apenas.
Alternativa 5:

I, II e III.

Respostas

respondido por: thaynnaba
8

Olá!

No caso em questão podemo afirmar que estão corretas as afirmativas I e II, sendo correta a alternativa III, qual seja: Alternativa 3:  I e II, apenas.

Isso porque a arte contemporânea pode ser concebida como uma foram inovadora de arte, que coloca como arte vários aspectos sociais, a exemplo do grafite, da danças de rua, entre tanto outros.

É por isso, uma forma de aproximação maior entre o público e arte, tendo em vista que a arte não fica mais fechada em museus.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares