Nesse semestre o trabalho interdisciplinar ocorrerá pelo estudo de materiais (vídeos e/ou textos) que contribuem para a produção de todas as atividades. Portanto, utilizaremos em todas as disciplinas do semestre o mesmo material para estudo. Nosso tema compartilhado na ATD1 está relacionado a uma importante política de Estado: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Portanto, vale destacar que a “BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. BNCC e currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos” (BRASIL, 2017). No caso da Educação Infantil, a organização curricular se efetiva por meio de “Campos de Experiência” compostos por situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. Para a Elaboração da ATD1 você deve ler o documento da BNCC que trata da Educação Infantil, disponível no link a seguir: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf A partir página nº33 do documento, você encontra todas as informações sobre a etapa da Educação Infantil. Elabore um texto de 10 a 20 linhas apresentando uma reflexão sobre como a brincadeira está presente nos campos de Experiência da BNCC. Para nortear sua produção textual apresentamos as seguintes questões: - Qual a importância do brincar na Educação Infantil? - Quais são os 5 Campos de Experiência da BNCC? - Os campos de experiência permitem o desenvolvimento de brincadeiras nas práticas pedagógicas? Como? Observações: -É necessário fazer um texto reflexivo que contenha essas questões, não responda por tópicos. - A produção deve ser de sua autoria. Se utilizar algum trecho da BNCC para fundamentar sua reflexão, faça de acordo com as normas ABNT, para não configurar plágio.
Respostas
Olá,
Para realizar um texto de reflexão sobre como a brincadeira está presente nos campos de Experiência da BNCC, considere os seguintes fatores:
Os campos de Experiência da BNCC formam um círculo, e envolvem 1. O corpo, gestos e movimentos; 2. a escuta, a fala, os pensamentos e a imaginação; 3. traços, sons, cores e imagens; 4. os espaços, os tempos, quantidades, relações e transformações; 5. o eu, o outro e o nós.
Os campos de experiência proporcionam o desenvolvimento de brincadeiras nas práticas pedagógicas, pois essas brincadeiras envolvem os alunos com seus colegas, os espaços e os tempos, a relações, quantidades, traços, sons, cores e demais campos de experiência já citados anteriormente. O ato de brincar promove a interação dos alunos entre si, nos espaços, contextos e auxiliam o desenvolvimento das crianças.
Um exemplo disso é em uma atividade de pintura em grupo, onde as crianças irão interagir entre si, com o próprio eu, utilizarão das cores, dos movimentos corporais, do diálogo, etc. Nisso verificamos a importância do brincar na Educação Infantil, que está no fato de que as brincadeiras proporcional o desenvolvimento psicológico, motor e social dos alunos, além de abranger todos os campos da BNCC.
Abraços!
De acordo com a BNCC, os eixos que estruturam as práticas pedagógicas dessa etapa são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações. Possibilitando melhor aprendizagem, desenvolvimento e socialização. Essa interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças.
Os 5 campos de experiência da BNCC, incluem:
- O eu, o outro e o nós, onde as crianças constroem sua autonomia e interagem com outras pessoas, descobrindo que existem outros modos de viver, de pensar e agir.
- Corpo, gestos e Movimentos, onde as crianças conhecem as sensações, movimentos e funções de seu corpo. Identificam seus limites e aprendem o que é seguro par si e o que não é.
-Traços, sons, cores e formas; onde exercem sua autoria ao se expressar de diversas formas, Vivenciam novas formas, expressões e linguagem. Potencializam suas singularidades e desenvolvem o senso crítico e estético.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação; onde progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão. Vivenciam experiências onde podem falar e ser ouvidas..
-Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; onde se aprende e demonstram curiosidade sobre o mundo físico e sociocultural. Manipulam objetos, investigam e exploram tudo ao seu redor.
Sendo assim, podemos sim dizer que os campos de experiência da BNCC permitem o desenvolvimento de brincadeiras nas práticas pedagógicas, incluindo brincadeiras e atividades lúdicas que envolvam cores, movimento, pensar, sons, falar, escutar, como por exemplo, Estátua, Amarelinha, Mestre Mandou. Entre outras, que abrangem esses tópicos para melhor aprendizagem na vida da criança.