Com o estudo desta disciplina, refletimos sobre a Didática Tecnicista. Nessa concepção, o ensino tornou-se repetitivo e mecânico. O papel do professor era o de verificar se os educandos tinham competências necessárias para aplicar e desenvolver diferentes técnicas. Assim sendo, avalie as afirmações a seguir, que tratam do modo como o erro pode ser visto dentro da concepção tecnicista. I. Etapas do processo de aprendizagem, onde o erro é indicativo da fase de desenvolvimento do aluno. II. Incompetência e incapacidade, por isso devem ser repreendidas com rigor. III. Processo útil na autoavaliação do aluno, que deve usar o erro como base de autoanálise. IV. O erro, consequentemente, leva à improdutividade e pode ser evitado com o treinamento excessivo. É correto o que se afirma em:
Respostas
Segundo a Didática Tecnicista, o erro devia ser repreendido com rigor. Isso porque, para essa metodologia, o erro não faz parte da aprendizagem, pelo contrário, ele indica incompetência e incapacidade
Resposta: 2
I é falsa, pois na didática tecnicista o erro era considerado como fruto da incompetência e da falta de dedicação, sendo visto como um desvio do dever, não uma etapa normal do processo.
II é verdadeira, pois o erro era visto como sinal de falta de esforço, devendo ser punido.
III é falsa, pois o erro era algo indesejável, não algo visto como positivo em algum sentido.
IV é verdadeira, pois o erro em uma técnica poderia implicar, por exemplo, um desvio ou uma falha no processo produtivo posteriormente, de modo que, para não errar, era necessário conhecer bem a técnica, impedindo, por meio do treinamento rigoroso, estes desvios.