• Matéria: História
  • Autor: pietraburachid
  • Perguntado 8 anos atrás

O rei francês afirmou, após o Tratado de Tordesilhas, que desejava ver o testamento de Adão. Explique o que quer dizer essa frase.

Respostas

respondido por: isaacinhaiap65d8x
12

O imperador francês fez esta declaração quando do Tratado de Tordesilhas, celebrado em 1494 entre Portugal e Espanha. O acordo visava dividir as terras descobertas e por descobrir por ambas as coroas. O tratado delimitava o meridiano, uma linha imaginária de 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Um lado pertencente às descobertas portuguesas e outro às espanholas. Os ibéricos acreditavam que os mares lhes pertenciam e o que fosse descoberto. Posse sem consulta.

Francisco I discordava totalmente do acordo, por isso a frase. A partir daí o reino francês também entrou na aventura marítima conseguindo conquistas, novas terras e espalhando o idioma francês.

Hoje há quem pense de forma semelhante na política: grupos, “arrumadinhos”, filiações, etc., creem que o mandato, a gestão, a configuração do poder só lhes pertença, quer dizer, um atributo “divino”, relegado a aparências ou relações familiares. A política é uma das vertentes da cidadania, pertence ao bem comum (comum de todas as pessoas). Algo de familiar sim, mas também do pobre, pessoas comuns, nem tanto, do vizinho, do amigo, enfim, usando o já conhecido dito: “Do povo, para o povo e pelo povo”.

respondido por: pedroolher17
13

O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica (1474-1504).

Perguntas similares