DESAFIO Durante muitos anos, a Bambini Brinquedos, com sede em Sete Lagoas (MG), teve uma gestão de origem italiana, com base nas políticas praticadas na matriz em Verona (Itália). Uma das áreas que tinham mais problemas, devido ao diferente perfil dos funcionários brasileiros e às questões legislativas e práticas do mercado local, era a de Recursos Humanos. Um dos processos mais criticados era de avaliação dos funcionários. As pessoas não conheciam as etapas em detalhes, os prazos eram constantemente alterados, seus desdobramentos eram incertos e as avaliações só eram validadas na matriz italiana. No início do ano passado, uma gigante do ramo petroquímico adquiriu a Bambini e, desse momento para frente, começaram reuniões de alinhamento das políticas globais do grupo. Para surpresa da unidade brasileira, apesar de processos bem definidos e sistemas globais, a autonomia e a participação local cresceram muito, e a corporação acredita que questões regionais devem ser respeitadas. A etapa de validação dos resultados acontece em âmbito local, e apenas os macros objetivos da unidade do Brasil são levados para uma mesa global de validação. Na sua visão, quais pontos devem ser considerados para instituir essa etapa na unidade Bambini do Brasil?
Respostas
Olá!
Para instituir a etapa de validação dos resultados no Brasil, deverão ser observados os seguintes pontos:
• Como a etapa de validação acontece em âmbito local, será preciso analisar peculiaridades de cada região.
• Deve-se identificar aspectos comuns em todas as unidades do Brasil.
• O trabalho que acontece em Sete Lagoas poderá ser copiado e adaptado para atender nacionalmente.
• Deve se apresentar os resultados alcançados até o momento.
• Deve se apresentar as possíveis melhorias.
• Deve se elaborar um plano de ação.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
A validação deve começar bem antes, quando são definidos os objetivos. É muito importante definir quais serão as fontes de apuração de dados, relatórios internos, pesquisas externas e indicadores de mercado; tudo isso deve ser mapeado e definido na contratação dos objetivos, o que facilitará muito o momento da validação.
Para garantir o envolvimento dos gestores e garantir total governança do processo, deverão ser criados comitês de validação com gestores e suporte do RH. É importante que esses comitês sejam formados para todos os níveis hierárquicos da empresa, pois existe também a hierarquia de objetivos. O único que não terá sua validação final será o comitê formado pelo presidente e pelos diretores da unidade, que submeteram os resultados à mesa global. Os demais serão validados pelo comitê e oficializados pelo RH.
A formação de comitês evita problemas de interpretação de um único avaliador e garantem coerência ao processo.