• Matéria: Pedagogia
  • Autor: johnnynunezrodrigues
  • Perguntado 8 anos atrás

Segundo a LDB, (Lei de Diretrizes e Base), nº 9.394/96, a educação de pessoas com deficiência deve dar-se preferencialmente na rede regular, sendo um dever do Estado e da família promovê-la. O objetivo da escola, segundo a lei, é promover o pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para a cidadania e qualificando-o para o trabalho. Sabe-se que a educação inclusiva é uma realidade vigente em nosso País e que os sistemas educacionais precisam mudar para responder as necessidades e cumprir as leis existentes. É fundamental que as escolas junto com os professores promovam ensino igualitário e sem desigualdade, repensando suas estratégias de ensino a fim de incluir e atender esses alunos para que os mesmos sintam-se aceitos, compreendidos e consigam aprender na escola. Com base no exposto acima, questiona-se: A instituição escolar e os docentes estão preparados para integrar alunos com necessidades especiais no atual contexto escolar? Por quê?

Respostas

respondido por: viniciusrm19
1

Olá!

Em nossa sociedade atual, o conceito de inclusão ainda apresenta-se bastante atrasado, principalmente por conta das barreiras atitudinais, que refletem o preconceito a discrminação, como no ambiente educacional.

Dessa forma, é importante que haja uma maior conscientização sobre a pluralidade cultural, assim como no reconhecimento e valorização das diferenças, para que a inclusão ocorra na prática, assim como uma maior capacitação dos profissionais da educação em atender à estas necessidades especiais.

Perguntas similares