1- Você aprendeu que a sociologia e um saber científico que nos ajuda a entender que certas ideias e o fenômeno sociais nem sempre foram percebidos como os percebemos hoje. Um bom exemplo é o tempo.
a) De que modo o tempo era medido, controlado e percebido na Idade Média?
b)Que situações contribuíram para que o tempo passasse a ser percebido como riqueza?
Respostas
a) R= Na Idade Média, a medida de tempo se baseava nos fenômenos naturais e também nos costumes. Por exemplo, um dia de trabalho correspondia à duração da luz do sol. O controle do tempo não era voltado para a produção ou acúmulo. Não havia tecnologia que permitisse o armazenamento de certos produtos, por isso, o tempo era usado para produzir o necessário então o excedente para troca
b)R= O acerto entre o empregador e o trabalhador estipulava o salário que seria pago em troca de um serviço realizado num tempo determinado. A migração maciça de trabalhadores no campo para as cidades, onde o trabalho era contratado, acelerou o processo de mudança na percepção dotempo. O tempo passou a ser controlado por uma máquina de precisão e não mais pela natureza, e seu fracionamento em segundos, minutos e horas padronizou o ritmo dos trabalhadores.
Resposta:
Explicação:
a) Era medido pelos fenômenos naturais e também pelos costumes , por exemplo um dia de trabalho correspondia a duração da luz do dia.
b) O trabalho livre regido por um contrato: o acerto entre o empregador e o trabalhador estipulava um salário por um trabalho por um tempo dererminado.