Já vimos que a História Cultural quer se aproximar e dar destaque aos personagens anônimos da História, ou seja, dar voz àqueles que, de certa forma, foram colocados à margem do discurso historiográfico. Podemos entender que a História Cultural se revela com uma especial afeição pelo informal, pelas análises historiográficas que apresentam caminhos alternativos para a investigação histórica, local onde abordagens tradicionais não foram. A partir dessa colocação, você deverá escolher um tema bem adequado à linha historiográfica em questão e desenvolver uma pesquisa para, COM AS SUAS PALAVRAS, elaborar um texto sobre o tema escolhido. Lembre de colocar título e referências das fontes consultadas.
Respostas
Olá,
Para abordarmos um tema sob o viés da História Cultural os caminhos alternativos para a investigação histórica, podemos utilizar como fonte o documentário da BBC "A prostituição em Pompeia", que com base nos vestígios encontrados visa compreender como era a vida na Roma Antiga, inclusive daqueles que eram explorados na prostituição.
Basicamente, podemos afirmar que em Pompeia a prostituição era algo extremamente comum, visto que há indícios arqueológicos e obras de arte que demonstra a existência de muitos prostíbulos pela cidade, sendo que podemos tentar criar uma imagem de como era a vida dessas pessoas, informais, sem nome na história.
Isso nos revela na História Cultural alguns caminhos alternativos para a investigação histórica. Constata-se que era uma realidade difícil e que, por vezes, a prostituição era obrigatória ou mesmo imposta para aquelas mulheres que não possuíam condições sociais para sobreviver, além dos escravos, é claro.
Abraços!