Respostas
No Brasil existem dois processos diferentes de reciclagem de ferro: um voltado apenas para o reaproveitamento das latas de aço e outro para uso das siderúrgicas em geral. O processo tanto de captação quanto de beneficiamento das latas de aço é muito semelhante ao da lata de alumínio, começando pelos catadores e terminando na própria chapa de aço.
Já os outros materiais têm um rumo diferente. Assim que os caminhões chegam às fábricas com o material, eles são examinados para verificar se não há radioatividade. Muitos canos e vigas acabam não sendo processados por conter resíduos radioativos. Os eletrodomésticos e outros produtos com ferro passam por uma triagem. Várias vezes, o próprio catador retira as peças que lhes interessam.
A forma como esse material será reciclado depende das leis do mercado. O reprocessamento começa com a separação de tipos de sucata. Existem aquelas com muita tinta, cola, plástico ou outros materiais e aquelas mais limpas como os retalhos que vêm das próprias siderúrgicas. A separação dos dois tipos varia de acordo a pureza do ferro.
Feito isso, o material passa por uma esteira para ser cortado. Em alguns casos, ele passa por outra esteira para ser prensado. Uma das formas de enviar esse material é em pequenos cilindros para serem refundidos. Prontas, as peças são levadas para as siderúrgicas que irão refundi-las em fornos a 1.550°C.