• Matéria: História
  • Autor: anadozsantos96
  • Perguntado 8 anos atrás

No mundo atual, a dispersão da tecnologia é desigualmente distribuída. O caso brasileiro é emblemático neste sentido, porque:

a.
A Divisão Internacional do Trabalho, conforme as doutrinas liberais, aponta que os países detêm vocações naturais para cada perfil de produção. Cabe à alguns ser primário exportadores, enquanto cabe à outros serem industrializados e elaborações dessas matérias primas.


b.
Há uma predomínio, em âmbito mundial, da industrialização como processo em curso. Países em desenvolvimento, com o Brasil, atingem elevados índices de industrialização a cada ano, de modo que o incremento tecnológico é crescente em território nacional. A contradição deste modelo é que os impactos sociais e ambientais da industrialização são elevados.

c.
Aqui, o ciclo da produção de bens começa com a extração de matérias-primas, processo quase sempre portador de custos sociais e ambientais altíssimos. O país vende matérias primas a baixo custo e compra produtos elaborados à preços elevados. Esse é caso da mineração, por exemplo. O Brasil vende minério barato e compra os mesmos materiais, agora mais elaborados, por preços elevadíssimos de países industrializados.

d.
A exploração tecnológica da natureza gera, como um de seus resultados, o lixo e outros modos de degradação ambiental. No Brasil, esse processo só não é mais intenso, porque a industrialização já alcançou patamares tais que permitem o controle e a compensação dos danos ambientais decorrentes da produção de bens e produtos.

e.
Como é um economia produtora de petróleo, o Brasil ocupa lugar estratégico no cenário nacional, não só produzindo petróleo, como também importante esta matéria prima crua de outros países, liderança a venda mundial dos seus derivados e subprodutos. A contradição, neste caso, é que o país lidera também os índices de contaminação por petróleo.

Respostas

respondido por: thaynnaba
0

Olá!

No caso em questão podemos afirmar que a resposta correta é  eltra c, qual seja: c.Aqui, o ciclo da produção de bens começa com a extração de matérias-primas, processo quase sempre portador de custos sociais e ambientais altíssimos. O país vende matérias primas a baixo custo e compra produtos elaborados à preços elevados. Esse é caso da mineração, por exemplo. O Brasil vende minério barato e compra os mesmos materiais, agora mais elaborados, por preços elevadíssimos de países industrializados.

Isso porque os países em desenvolvimento como o Brasil ainda não possuem níveis tecnológicos e de desenvolvimento industrial como os países já industrializados a exemplo da Europa.

Nesse sentido, as atividades que são realizadas aqui são basicamente de extração e de produção de matérias primas que posteriormente são vendidas para o exterior.

Espero ter ajudado!

respondido por: ferretti
0

No mundo atual, a dispersão da tecnologia é desigualmente distribuída e o caso brasileiro...

a.  A Divisão Internacional do Trabalho, conforme as doutrinas liberais, aponta que os países detêm vocações naturais para cada perfil de produção. Cabe à alguns ser primário exportadores, enquanto cabe à outros serem industrializados e elaborações dessas matérias primas.

Falso. Não existem vocações naturais com as doutrinas liberais, já que estas compreender os indivíduos e países como livres e iguais.

b.  Há uma predomínio, em âmbito mundial, da industrialização como processo em curso. Países em desenvolvimento, com o Brasil, atingem elevados índices de industrialização a cada ano, de modo que o incremento tecnológico é crescente em território nacional. A contradição deste modelo é que os impactos sociais e ambientais da industrialização são elevados.

Falso. Não há um crescimento tão marcante da industrialização em países em desenvolvimento como já houve, em âmbito mundial. Além disso, países desenvolvidos encontram-se, de certa forma, estagnados em sua industrialização.

c.  Aqui, o ciclo da produção de bens começa com a extração de matérias-primas, processo quase sempre portador de custos sociais e ambientais altíssimos. O país vende matérias primas a baixo custo e compra produtos elaborados à preços elevados. Esse é caso da mineração, por exemplo. O Brasil vende minério barato e compra os mesmos materiais, agora mais elaborados, por preços elevadíssimos de países industrializados.

Correto. Este é um dos principais desafios nacionais: realizar a extração de minerais, mas de forma a preservar o meio ambiente e estimular a industria nacional.

d.  A exploração tecnológica da natureza gera, como um de seus resultados, o lixo e outros modos de degradação ambiental. No Brasil, esse processo só não é mais intenso, porque a industrialização já alcançou patamares tais que permitem o controle e a compensação dos danos ambientais decorrentes da produção de bens e produtos.  

Falso. Os prejuízos ambientais no Brasil são extensos, dado que nossa indústria ainda não se preocupa com um modelo mais sustentável de negócio.

e.  Como é um economia produtora de petróleo, o Brasil ocupa lugar estratégico no cenário nacional, não só produzindo petróleo, como também importante esta matéria prima crua de outros países, liderança a venda mundial dos seus derivados e subprodutos. A contradição, neste caso, é que o país lidera também os índices de contaminação por petróleo.

Falso. Embora seja uma economia produtora de petróleo, não faz sentido falar que o Brasil ocupa lugar estratégico no cenário nacional.

Divisão Internacional do Trabalho: resumo

  • Já teve vários formatos, partindo da divisão colônia-metrópole, por exemplo;
  • Desde o século XX, a divisão se dá com base no capitalismo financeiro;
  • Funda-se atualmente na propagação de capital internacional pelo globo, com a construção de indústria em países subdesenvolvidos, com financiamento dos países desenvolvidos;
  • Ocorre, neste sentido, o processo de globalização;

Sobre a mineração no Brasil: resumo

  1. É uma das práticas mais antigas de exploração do território nacional;
  2. Hoje é parte fundamental da participação brasileira no mercado mundial;
  3. Gera cerca de 500 mil empregos;
  4. Representa mais de 8% do nosso PIB;
  5. Tem saldo positivo de mais de sete bilhões em nossa balança comercial;

Agora que você já sabe mais sobre a dispersão desigual da tecnologia, que tal aprofundar seus conhecimentos com essas questões?

Sobre as mudanças da Divisão do  Trabalho

https://brainly.com.br/tarefa/20017522

Sobre a mecanização do capitalismo industrial

https://brainly.com.br/tarefa/18813608

Sobre o capitalismo e as relações sociais

https://brainly.com.br/tarefa/18984891

-

Matéria: História

Nível: Ensino médio

Perguntas similares