Na sociedade marcada pela lógica do consumo, a produção social e mercadorias pensa qualidade e a durabilidade dos produtos de forma bastante particular. Essa logicamente está corretamente resumida na seguinte alternativa:
a.
Na atualidade, marcada pela elevada competitividade entre as empresas. a qualidade e a durabilidade dos produtos e mercadorias são requisitos importantes para se manter competitivo no mercado nacional e mundial. Assim, cada vez mais, consumidores se veem diante da necessidade e buscar por produtos de elevada qualidade e durabilidade.
b.
A qualidade e a durabilidade dos produtos são rebaixados para que se garanta sua produção em larga escala. Produção massificada, de baixa qualidade e baixa durabilidade, são marcas do fordismo, regime atual do capitalismo mundial.
c.
O desejo pelo consumo é a construção de fortes investimentos empresariais em marketing, por meio de grandes campanhas que tem o objetivo de convencer as pessoas a comprar produtos de baixa qualidade, com vistas a estimular o consumo constante. Temos, então, um tipo de organização social em que o consumo tornou-se tão importante que passou a ser percebido como o propósito da existência.
d.
Na atualidade, a lógica de produção está marcada pelo fenômenos da obsolescência programada, isto é, a produção é marcada por um círculo vicioso onde o desejo pela aquisição de novos produtos é um estímulo direto para a produção e a produção pressupõe mercadorias de vida útil relativamente baixa, de modo a estimular novos e recorrentes consumos.
e.
A qualidade e durabilidade dos produtos são cada vez mais, critérios de diferenciação das economias mundiais. As empresas, por sua vezes, tem trabalhado tecnologias e inovação no sentido de aumentar a qualidade dos produtos, bem como sua durabilidade, e assim, acessar novos mercados e economias mundo à fora.
Respostas
Na sociedade marcada pela lógica do consumo, a produção social e mercadorias pensa qualidade e a durabilidade dos produtos de forma bastante particular. Essa logicamente está corretamente resumida na seguinte alternativa:
Olá,
Na nossa sociedade atual, a lógica de consumo tem tornado a durabilidade e a qualidade requisitos secundários para a competitividade, já que a percepção dos consumidores é de que certos produtos duram menos e, com isso, eles querem evitar marcas associadas a baixa durabilidade ou qualidade questionável.
Entretanto, a lógica de consumo faz com que as empresas criem novos estímulos para que os consumidores voltem a adquirir certa categoria de produto depois de um tempo, pois isso faz girar o ciclo de vendas.
Alternativa D.
Abraços!