Respostas
PLÍNIO – 26 anos, teólogo, já desenvolveu alguns trabalhos como auxiliar de enfermagem. Boa índole, é um rapaz muito atencioso. Porém, ao passar a trabalhar para um arcaico e intransigente coronel da pequena cidade de Bom Sossego, Plínio passará a pôr em questão até que ponto vai a sua paciência e caridade, pois passará a ser alvo de muitos maus tratos por parte do velho coronel doente. Sem mais ter estrutura emocional para suportar tantas humilhações, o teólogo perceberá que ele é capaz de, também, ser bastante violento.
Algo acontecerá que fará com que Plínio reflita sobre quem realmente ele é, sobre o que prevalecerá na sua personalidade: ou os defeitos ou os valores.
CORONEL FELISBERTO – Idoso, com muitos problemas de saúde, já foi desenganado pelo médico de Bom Sossego. Altamente impaciente, intolerante e, quase sempre, cruel e sádico. E será com Plínio que ele passará a usar todo o seu sadismo e crueldade, chegando a uma intolerante e violenta convivência. Sua morte acarretará uma grande reviravolta na vida de todos os personagens da história.
PADRE NELSON – Padre da cidade, mas que possui forte presença na paróquia de Bom Sossego. Cuidou de Plínio e Pedro – irmão de Plínio – desde que os pais dos garotos morreram num trágico acidente. Será o responsável pela ida de Plínio para a fazenda do coronel Felisberto. Ele é, inclusive, o único que tem uma certa influência sobre as decisões do coronel, graças a algo muito grave que acontecera no passado.
RUTE – 25 anos, sobrinha do Padre Nelson, passou alguns anos morando num outro estado. Ao retornar, a pedido do padre, se reaproximará de Plínio no intuito de fazer com os dois voltem a se relacionar, como se relacionaram há alguns anos. Apesar de possuir um acordo com o tio, ela de fato ama Plínio, e será um contraponto na vida do rapaz, principalmente quando ele não estiver mais suportando a obrigação de cuidar do velho coronel Felisberto.
OTAVIO – Uns 28, 30 anos de idade. Inicialmente namorado de Rute, não admitirá que ela viaje para Bom Sossego a fim de concretizar o acordo com o Padre Nelson, o que fará com que ele termine o relacionamento.
PEDRO – Irmão mais novo de Plínio. Tem um úlcera e, por causa dela, costuma sentir muitas dores, apesar de não ter nenhum cuidado com o que vai comer e beber. Não trabalha. Possui uma relação conturbada com CASSIO.
CASSIO – Vive com Pedro, no mesmo apartamento onde Plínio também mora. Possui uma relação conflituosa tanto com Pedro quanto, principalmente, com Plínio, já que, segundo Plínio, Cássio não passa de um aproveitador.
LIA – Sobrinha do coronel; na verdade, uma agregada, já que o parentesco não é sangüíneo. Namora Ciro. É revoltada devido aos constantes maus tratos que recebe do coronel. Na primeira oportunidade que surge, vai embora da fazenda do tio e passa a trabalhar na igreja, ajudando o padre Nelson.
CIRO – Jovem de vinte anos, trabalha na fazenda do coronel e namora Lia, por quem é muito apaixonado. Sentirá muita falta de Lia, quando esta decidir ir embora da fazenda. Passará a ter uma amizade e respeito por Plínio, e passará a testemunhar muitos dos maus tratos do coronel para com o enfermeiro.
DONA CLOTILDES – Mãe de Ciro. Uma mulher de fibra. Viúva, teme que ela e o filho sejam expulsos da pequena casa que possui na fazenda do coronel Felisberto. Por conta disso, procura, a todo tempo, evitar conflitos entre o filho Ciro e o coronel.
DR. CLÓVIS –Trinta e cinco anos, é um dos poucos médicos da pequena Bom Sossego. Será o responsável pela atestado de óbito do coronel Felisberto, comprovando que o velho morrera devido ao aneurisma, entretanto, poderá ser uma ameaça a Plínio, pois ele passará a desconfiar de que algo a mais aconteceu na noite da morte do coronel Felisberto.