O trecho escolhido da obra de Comte expressa o que ele chamou de Lei dos Três Estados, segundo a qual tanto no conhecimento humano, quanto as formas de organização da vida social, passariam necessariamente por fases sucessivas. A perspectiva de Comte aponta para um caráter teleológico determinista da história, ou seja, a história das sociedades humanas passaria necessariamente por três estágios: um ponto de partida( o estado teológico), um momento de transição ( o estado metafísico) e a finalidade ( o estado positivo). A partir do texto e dessas considerações é correto afirmar que:
Respostas
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
I O positivismo usava métodos científicos para estudar as questões humanas e compreender o mundo físico.
II Segundo Comte, a humanidade passou por três estágios: teológico, metafísico e científico.
III Na perspectiva positivista, para haver evolução, faz-se necessário a ordem.
IV Considerado o “pai da Sociologia”, as ideias desenvolvidas por Comte não estabelecem relação entre educação e progresso.
V Para Comte, as ciências exatas e biológicas são mais elevadas e devem ser priorizadas nas escolas.
Agora podemos responder corretamente.
As alternativas, I, II e III estão corretas.
Comte estabelece a relação do progresso com a educação e a evolução social.
Por isso, as ciências exatas apesar de importantes também devem ser divididas com as ciências sociais embasadas a partir de um método, sendo esse o grande diferencial proposto pelo Pai da sociologia, tornando os campos sociais rigorosos assim como as ciências exatas, servindo como referência para os projetos de pesquisa até os dias de hoje no campo das ciências humanas.
Até mais!