POR FAVOR ME AJUDEM ;-;
As consequências das chuvas torrenciais na capital da Bahia expressam uma sobreposição da evolução histórica da cidade e da segregação do espaço. O fator que explica a catástrofe nas áreas periféricas dessa cidade é
A:a atração da cidade de Salvador, graças a sua dinâmica econômica, que trouxe numeroso contingente de população, que ocupou edificações dos programas sociais do governo federal, construídos em locais de menor valor.
B:o processo histórico de crescimento desordenado do espaço urbano de Salvador, primeira capital brasileira, que ocupou áreas de menor valor imobiliário, cujo contexto favorece ocorrências de deslizamentos e de enchentes.
C:o papel histórico exercido por Salvador que possibilitou o avanço de infraestruturas necessárias à reprodução do capital moderno que, por questões econômicas e políticas, incentivou a ocupação de áreas aptas à urbanização.
D:o papel polarizador da capital Salvador que, desde sua fundação, atraiu contingentes populacionais de todas as regiões do país, que ocuparam as encostas da Serra do Mar, pouco aptas à construção civil.
E:a polarização exercida por Salvador na rede de cidades do Nordeste, o que permitiu a atração do capital moderno e a migração da zona da mata piauiense e cearense, cujos moradores, expulsos pelas prolongadas estiagens, ocuparam áreas pouco aptas à construção civil.
Respostas
Oi,
B) O processo histórico de crescimento desordenado do espaço urbano de Salvador, primeira capital brasileira, que ocupou áreas de menor valor imobiliário, cujo contexto favorece ocorrências de deslizamentos e de enchentes.
Bahia/ Salvador é uma das áreas mais importantes da historicidade territorial do Brasil, com isso vemos que a formação de áreas de favelas próximos ao grandes centros, isso porque havia mais empregos próximos nos grandes centros.
Porém essas áreas nem sempre são capazes de suportar a crescente população, e as casas estão sempre presentes em áreas onde há riscos de deslizamentos e isso faz com que assim se tenha uma população em risco, e assim as consequências mais visíveis durante as chuvas torrenciais.