Um dos aspectos de maior interesse da engenharia geotécnica é a determinação das deformações devido a carregamentos verticais na superfície do terreno, com eles podemos realizar o cálculo dos recalques, as deformações que os solos irão sofrer entre outros. Um dos ensaios que podemos utilizar para a determinação das deformações é o ensaio de compressão simples.
Em relação a este ensaio considere as afirmações a seguir:
I - No ensaio por deformação controlada a velocidade de deformação do corpo de prova é controlada e mede-se a carga aplicada correspondente.
II - No ensaio por carga controlada a carga aplicada ao corpo de prova é controlada e mede-se o decréscimo de umidade correspondente.
III - A deformação específica é a relação entre o decréscimo de altura que sofre o corpo de prova pela aplicação de carga e sua altura inicial.
IV - Quando não se atinge uma carga máxima de ruptura, adota-se como valor de ruptura a pressão correspondente à carga na qual ocorre deformação específica do corpo de prova de 90%.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
b.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
c.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
d.
Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
e.
Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
34
c. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Através da engenharia geotécnica é possível realizar a determinação das deformações causadas por carregamentos verticais na superfície do terreno. Essas deformações podem ser determinadas por ensaios, entre eles o de compressão simples.
Um exemplo é o ensaio de deformação controlada, que mede a carga aplicada na velocidade da deformação do corpo de prova. Outro é o cálculo de deformação específica que consiste na relação do decréscimo de altura e a altura inicial do mesmo.
Bons estudos!
respondido por:
25
Resposta:
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Explicação:
corrigido pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás