Quais foram as consequências das mudanças ocorridas no século XII, na Europa medieval, para a população?
Respostas
Com a reestruturação europeia, após o desastroso fim do Império Romano e o progresso relativamente lento da Alta Idade Média, no século XII (Baixa Idade Média) a população cresceu consideravelmente, as cidades se tornaram muito maiores, mais gente começou a trabalhar nas oficinas (e menos nos campos) e o feudalismo estava em seu auge.
Deste modo, a população viveu períodos de relativa fartura, fruto de um desenvolvimento tecnológico e governamental obtido na era anterior, mas esta fartura logo seria interrompida pelo Século das Trevas, quando o crescimento desordenado das cidades acabaria favorecendo o surto da Peste Negra.
A população cresceu bruscamente, as cidades se tornaram maiores, mais pessoas começaram a trabalhar em oficinas deixando os campos e o feudalismo estava disparado. Desse modo a população estava em fartura, com o avanço tecnológico governamental. Mas logo tudo mudou, com esse crescimento, a peste negra se espalhou por toda a região, esse surto ficou conhecido como o Século das Trevas.