• Matéria: Português
  • Autor: katiasantos7927
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia estes trechos do texto Não se pode ser sem rebeldia:Eu acho que os adultos, pais e professores, deveriam compreender melhor que a rebeldia, afinal, faz parte do processo de autonomia, quer dizer, não é possível ser sem rebeldia. [...] Tem professores que acham que a única saída para a rebelião, para rebeldia é a castração. Eu confesso que tenho grandes dúvidas em torno do castigo.Eu acho que a liberdade não se autentica sem o limite da autoridade, mas o limite que a autoridade se deve propor a si mesma, para propor ao jovem a liberdade, é um limite que necessariamente não se explicita através de castigos. [...]A liberdade que não faz uma coisa porque tem o castigo não está “eticizando-se”. É preciso que eu aceite a necessidade ética, aí o limite é compromisso e não mais imposição [...]. O castigo não faz isso. O castigo pode criar docilidade, silêncio. Mas os silenciados não mudaram o mundo. a) Trata-se de um texto dissertativo, no qual marcas lingu

Respostas

respondido por: brendaisis
63

O texto acima pode ser apresentado como dissertativo, composto por alto grau de opinião exposta acerca do assunto no decorrer do texto, além de presença de argumentos lógicos que visam promover a compreensão e o convencimento do leitor acerca do que está sendo dito.

Assim, o texto é apresentando como dissertação porque o autor discorreu acerca de um assunto, desenvolvendo ainda uma explicação perante um determinado tema.

respondido por: Roni003
114

Resposta:

Voce esqueceu de colocar o outros itens e o principal, o que a questão pede.

a questão pede que de 5 itens voce identifique o incorreto

a resposta certa é o item:

E) Se, no período "Eu acho que a liberdade não se autentica sem o limite da autoridade" , a oração principal for substituída por "É inquestionável" , a segunda oração, que funciona como objeto direto, passará a funcionar como sujeito, mas não haverá alteração alguma no grau de subjetividade da afirmação expressa nesse período.

Perguntas similares