Releia o poema "A trama da rede", de Carlos Brandão, escolha três cantos e faça uma análise dos cantos escolhidos, tendo como referência a discussão desenvolvida nesta Situação de Aprendizagem.
Poema:
I: Essa é a trama da rede:o tecido das trocas que fabricamo pano de uma rede de dormirenreda o corpo do homem na tarefade criar na máquina a rede com a mão.
A armadilha do trabalho em casa alheiaengole o homem e enovela todo o corpono fio no fuso na roda na teiado maquinário da manufaturaque produz o seu produto: a redee reduz o corpo-operário à produção.[...]
III: O corpo-bailarino que transformaa coisa bruta em objeto(a fibra em fio e o fio em pano)e o objeto na mercadoria(o pano pronto na rede e sua valia)transforma o corpo do homem operárioem outro puro objeto de trabalhopronta a fazer e refazer no fusoaquilo de que a fábrica faz sua riquezade que, quem faz não se apropria.[...]
VII: Sob a trama do trab
Respostas
respondido por:
24
Olá!
No caso em questão podemos afirmar que o referido poema trata acerca do trabalho do operário no tecer dos fios e como o trabalhador se relaciona com o trabalho que ele faz.
A visão do autor é notadamente Marxista tendo em vista que pode-se perceber que ele trata do trabalho operário como uma forma de dominação dos trabalhadores pelos empresários.
Há também um viés de valorização do trabalho do operário, tendo em vista como o autor diz que é o trabalhador que produz a riqueza do empregado, conquanto não seja dono dos meios de produção.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás